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O Livro dos Espíritos  |  Capítulo IV     |  01/04/2013
A VIDA E A MORTE – QUESTÕES 68 A 70 - PARTE II
Capítulo IV – II - A Vida e a Morte – Questões 68 a 70


Capítulo I
 DeusQ. 1 a 16
Capítulo II
 Elementos Gerais do UniversoQ. 17 a 36
Capítulo III
 CriaçãoQ. 37 a 59
Capítulo IV
 Princípio VitalQ. 60 a 75a
 
ISeres Orgânicos e InorgânicosQ. 60 a 67a
IIA Vida e a MorteQ. 68 s 70
IIIInteligencia e InstintoQ. 71 a 75a

Recordados esses detalhes básicos e imprescindíveis, entramos na questão 68ª:
             
—”Pode-se comparar a morte à cessação do movimento numa máquina desarranjada”?
            
 — “Sim, pois se a máquina estiver mal montada, a sua mola se quebra; se o corpo estiver doente, a vida se esvai.”
             
Há que se admitir, entretanto, que não só na matéria e no seu condicionamento residem as propriedades da vida orgânica. 
             
Acontece, também, uma força vital renovadora, reconstituinte, tonificante, fortalecedora, das partes habitualmente destruídas.
             
Esse é um dos detalhes: mesmo que se promova em laboratório a síntese da matéria orgânica movimentando todos os agentes físicos – calor – eletricidade – pressão, etc., não se consegue o fabrico do protoplasma artificial... 
             
Mas, a vida em si teria tal produto? Não, porque o que caracteriza a vida é a nutrição reparadora do que é dispendido.
             
O corpo humano é complexo e delicado: os tecidos que o formam originam-se de combinações químicas sensíveis, instáveis, devido aos seus componentes; as mesmas leis que regem o mundo inorgânico regem os seres organizados.
            
Assim, num organismo vivo, o trabalho mecânico de um músculo pode traduzir-se em equivalente de calor, isto é, a força dispendida não é criada pelo ser e sim tem origem em fonte exterior provida por alimentos, inclusive o oxigênio; o papel do corpo físico consiste em transformar a energia recebida a partir de combinações instáveis que a liberam naturalmente ou sob ação volitiva, ou ainda, pelo jogo de irritantes especiais dos tecidos ou de ações reflexas. Tudo isso é explicável pelas leis físico-químicas. 
             
A grande e talvez especial caracterização dessas ações diferenciando a matéria bruta do ser animado ocorre quando a substância do músculo operante se destrói. Ai é que a força vital intervém, refazendo, na medida do possível, as células servidas à manifestação vital.
             
Na planta mais simples existe “alguma coisa a mais” que no mineral e essa “alguma coisa a mais” não repara o corpo sempre nas mesmas condições. Essa “reconstituição” varia com a idade: integral na juventude é incompleta na velhice; é o vigor que tende, nesse caso, a diminuir até se extinguir.
             
Essa força é modificação da energia universal, tal como a eletricidade que se distingue do calor ou do magnetismo, igualmente modalidades de uma mesma energia.
             
Por si só, essa força vital nada engendraria, se lhe não estivesse associada a inteligência, a partir das manifestações mais rudimentares a culminar em elevado complexo – o homem. 
             
Todo ser vivente possui uma parcela de inteligência, extremamente rudimentar nas formas vitais primitivas, mas que aumenta e especifica-se à proporção que galga a cadeia sequente dos seres, para desabrochar na Humanidade.
             
A força vital, por si só, não bastaria para explicar a “forma característica” de todos os indivíduos e nem justificaria a “hierarquia sistematizada de todos os órgãos” nem o trabalho coordenado deles na realização das funções fisiológicas, visto serem eles simultaneamente, autônomos e solidários.
             
Neste ponto é que incide a intervenção do perispírito, ou seja, de um órgão que contenha em si a descrição do desenvolvimento dos órgãos a partir do embrião (leis organogênicas), mantenedor da fixidez do organismo, através das constantes mutações moleculares. 
             
A utilidade fisiológica do perispírito é que ele encerra todo um organismo fluídico-modelo, pelo qual a matéria há de se organizar no condicionamento do corpo físico.
             
Esse duplo fluídico hierarquiza a matéria, diferencia-lhe as propriedades, segundo as necessidades dos diferentes órgãos.
             
Para “materializar” o estudado, remetemo-nos ao capítulo 13 de “Missionários da Luz”, em que o Espírito André Luiz descreve no processo da concepção, a penetração do espermatozoide, a ligação perispiritual, a atração do princípio vital material até a exaustão da vida material que “expulsa” o Espírito, uma vez que o princípio vital que mantinha a ligação Espírito-perispírito-corpo é extinta.
             
Qual a importância dessas reflexões? Continuaremos a análise deste tema em nosso próximo estudo.

 Leda Marques Bighetti
Abril / 2013
 
Bibliografia:
- “A Gênese” – cap. X e XI: - “Deus na natureza” – Camille Flammarion II; 
- “Revista Espírita” ano 1866 pag. 67-71 a 77; 
1861 – pag. 45 e 1868 pag. 166 – 1859 pag. 80; 
- “Evolução em Dois Mundos” cap 1;
- “Mecanismos da Mediunidade” cap III, ambos de André Luiz - “O Livro dos Médiuns” itens 75-77 e 98. 
Também no livro Educação Mediúnica – Teoria e Prática - vol. 1 - Ribeirão Preto: BELE, 2005 de Leda Marques Bighetti



 
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