Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Capítulo III - Criação     |  01/10/2008
FORMAÇÃO DOS SERES VIVOS - (QUESTÕES DE 43 A 49) - PARTE II
Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade (Segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec)

Livro Primeiro: As Causas Primárias
 
Cap. III - Criação

II - Formação dos Seres Vivos (questões de 43 a 49)

44 - De onde vieram os seres vivos para a Terra?

 - “A Terra continha os germes, que esperaram o momento favorável para desenvolver-se. Os princípios orgânicos reuniram-se desde o instante em que cessou a força de dispersão e formaram os germes de todos os seres vivos. Os germes permaneceram em estados latente e inerte, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício à eclosão de cada espécie; então, os seres de cada espécie se reuniram e multiplicaram”.

O conhecimento, através da Ciência, vai acontecendo de forma gradativa e o trabalho dos sábios, dos homens do passado, mesmo prescrevendo idéias não mais aceitas hoje, é digno do respeito das gerações. Vivíamos naquelas épocas os defeitos, as concepções próprias de um tempo.
            
 No decorrer deste estudo vimos a nebulosa terrestre destacar-se do núcleo central do sistema; reger-se por um conjunto de leis matemáticas dentro das quais iriam se manifestar todos os fenômenos inteligentes e harmônicos da vida.
             
Passamos também, por imaginá-la como um laboratório incandescente, as descargas elétricas, a criação da Lua a funcionar como âncora no equilíbrio terrestre no movimento de translação que o globo efetuaria em torno da sede do sistema. Ainda sua luz polarizada, seu magnetismo atuaria decisivamente na criação e reprodução das espécies em todos os reino da Natureza.

No decorrer das eras, surge a diferenciação da matéria ponderável, dando origem ao hidrogênio.

Há energias elétricas e vapores por toda vastidão atmosférica. O frio atua sobre essas energias incandescentes, lenta, muito lentamente, acontece a solidificação com fina crosta solidificada.

 Há como que um descanso: formam-se os oceanos primitivos com água quente que sofre imensa pressão. A atmosfera é carregada de vapores e grandes tempestades agitam o Planeta. Com o passar de milênios, esse caos fica dominado e como por encanto, aparecem paisagens, fixando a luz solar e abre-se o planeta para a evolução e a vida.
             
Jesus, o Divino Escultor, havia vencido, com suas legiões de trabalhadores divinos, todos os pavores das energias desencadeadas.
             
“(...) Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandir-se em amor, claridade e justiça. Com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu o regulamento dos fenômenos físicos da Terra, organizando-lhe o equilíbrio futuro na base dos corpos simples da matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrestres puderam identificar por toda parte no universo galáxico. Organizou o cenário da vida, criando sob as vistas de Deus, o indispensável aos seres do porvir. Fez a pressão atmosférica adequada ao homem antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milênios; estabeleceu os grandes centros de força da ionosfera e da estratosfera, onde se harmonizam os fenômenos elétricos da existência planetária e edificou as usinas de ozônio a 40 e 60 quilômetros de altitude, para que filtrassem os raios solares, manipulando-lhes a composição precisa à organização da vida organizada no orbe. Definiu todas as linhas de progresso da Humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias.” ¹

 A Ciência do mundo não viu nada disso na intimidade das energias que vitalizam o globo. Substituíram todo esse trabalho de amor com a palavra “natureza”.
“(...) E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos mares primitivos, Jesus reuniu nas alturas os intérpretes divinos do seu pensamento. Viu-se então, descer sobre a Terra, das amplidões dos espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas, que envolveu o imenso laboratório planetário em repouso”.

Daí a algum tempo, na crosta solidificada do planeta, como no fundo dos oceanos, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que cobria toda a Terra.
Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada. Com essa massa gelatinosa, nascia no orbe o protoplasma, e com ele, lançara Jesus, à superfície do mundo, o germe sagrado dos primeiros homens.¹

Leda Marques Bighetti
Outubro / 2008
 
Bibliografia:
1 - Xavier, Francisco Cândido – pelo Espírito Emmanuel – A Caminho da Luz – FEB – Rio de Janeiro – RJ – 1975 - I – 16 a 23.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett