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O Livro dos Espíritos  |  Capítulo II - Elementos Gerais do Universo     |  01/11/2005
I- CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS (PARTE IV)
I- Conhecimento do Princípio das Coisas

           20- " (...) Pode o homem receber, fora das investigações da Ciência, comunicações de uma ordem mais elevada sobre aquilo que escapa do testemunho dos sentidos ?".
           —Sim, se Deus o julgar útil, pode revelar-lhe aquilo que a Ciência não consegue aprender.
           As explicações ou revelações analisadas no transcorrer das épocas vão estar sempre em concordância com os conhecimentos de então, daí resultando os primeiros livros sagrados que ao mesmo tempo, durante largo período, eram livros de ciência e código único das leis civis.
           À medida que o homem vai desenvolvendo a inteligência e conhecendo as leis da Natureza, retifica idéias anteriores, principalmente aquelas que diziam respeito à origem das coisas. A Ciência lhe fornece, por assim dizer, a chave. Através da Astronomia, Física, Química, Mineralogia, Geologia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Arqueologia, etc,etc, pode determinar movimento, posição, volume, natureza, espécie, leis, transformações da matéria, filiação e sucessão dos seres organizados, traços enfim de todo um complexo de fatores deixados pela Humanidade através das idades.
           Cada Ciência a seu modo contribui para o conhecimento da história do mundo. "(...) A Ciência é chamada a constituir a verdadeira Gênese, segundo a lei da Natureza ¹".
           "(...) De todas as Gêneses antigas, a que mais se aproxima dos modernos dados científicos, sem embargo dos erros que contém, postos hoje em evidência, é incontestavelmente a de Moisés ¹". 
           Parece absurda tal afirmação, porém, realmente encerra a Bíblia relatos de costumes estranhos, ao lado da alegoria que ocultava verdades.
           Há que se perceber ali toda uma parte que se atém à formação do mundo material e da Humanidade considerada em seu duplo princípio, corporal e espiritual.
           A Ciência se limita às leis que pesquisam a matéria. Mesmo com relação ao homem, detém-se no corpo físico; não considera o ser espiritual que se prende a uma ordem especial de idéias, que não sendo do domínio propriamente dito da sua ação em si, foge- lhe como objeto de investigações.
           A Filosofia formula sistemas contraditórios que vão desde espiritualidade mais pura até a negação tanto de um Princípio espiritual como de Deus.
           E essas questões são importantes, para o homem, pois envolvem toda uma realidade que engloba passado e futuro. A vida material lhe é ostensiva, palpável. Ao lado disso questiona-se: o que é a vida? De onde veio? Porque viver? Para onde caminha? Em meio a tantas outras perguntas a Ciência se mantém muda.
           As religiões, por seu lado, são acordes quanto à existência da alma, expressando seu pensamento nos dogmas impondo-os aos seus adeptos, ou fantasiando explicações não condizentes com o atual estado dos conhecimentos. Nascem daí dúvidas, divergências, incredibilidade incertezas. "(...) Esse o inevitável efeito das épocas de transição: rui o edifício do passado, sem que ainda o do futuro de ache construído . O homem se assemelha ao adolescente que, já não tendo a crença ingênua dos seus primeiros anos, ainda não possui os conhecimentos próprios da maturidade. Apenas sente vagas aspirações, que não sabe definir ¹".
           Para muitos ainda, a questão do homem espiritual é teórica, entretanto, o que se deu na ordem física com o conhecimento das leis que regem a estrutura material, o mesmo se dá na ordem moral, isto é, conhecer as leis que regulam o princípio espiritual.

           A Metafísica realiza esses estudos e se atém à uma feição especulativa e teórica.
           No Espiritismo tal busca e totalmente experimental, isto é, parte através da observação, dos efeitos às causas, deduz conseqüências, não formula teorias pré-concebidas, encadeia os fatos. 
           "(...) não admitindo como válida uma explicação, senão quando ela podia resolver todas as dificuldades da questão ²".
           Nesse sentido, e nessa aplicação de método, a faculdade mediúnica se presta como poderoso instrumento para conhecimento do mundo espiritual. Através dela é possível ao homem, que dentro de limites, tenha conhecimento do seu passado fornecendo-lhe este, material para que reprograme-se nesta existência, face a objetivos maiores.
           Uma nova ordem de raciocínios leva a que se perceba o sentido profundo das palavras de Jesus, exercendo sobre as idéias desejos de reformulações. A mediunidade se exterioriza em pessoas de todas as idades, em ambos os sexos; Espíritos se manifestam, em comunicações que se tornam revelações, convites para que se veja o homem como ser espiritual que é chegado ao tempo de sua renovação para um mundo moral, anseio e desejo do ser espiritual.

Leda Marques Bighetti
Novembro / 2005
 
Bibliografia:
1 - KARDEC, Allan - " A Gênese" FEB- Rio de Janeiro - RJ 18° ed- 1976 cap IV 3 pág 86 item 5 pág. 87 item 14 pág. 92 
2- KARDEC, Allan - " O que é Espiritismo" FEB Rio de Janeiro - RJ 15° ed - 1969 - pág 15.
 
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