Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Introdução do Estudo da Doutrina Espírita   |  Item II   |  03/09/2001
ALMA, PRINCÍPIO VITAL E FLUIDO VITAL DEFINIÇÃO E CONCEITO
Estudo 4

"Contendo os Princípios a Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos,suas relações com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da Humanidade"

Segundo o ensinamento dos Espíritos Superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec.

Introdução do Estudo da Doutrina Espírita

II. Alma, Princípio Vital e Fluido Vital

Alma:

Definição e Conceito:

a) Alma - princípio da vida 
b) Filos – entidade a que se atribuem por necessidade de um princípio de unificação as características essenciais à vida (do nível orgânico às manifestações mais diferenciadas da sensibilidade) e do pensamento. 
c) princípio espiritual do homem concebido como separável do corpo e imortal. 
d) o conjunto das funções psíquicas e dos estados de consciência do ser humano que lhe determina o comportamento, embora não tenha realidade física ou material; espírito. 
e) sede dos afetos, sentimentos e paixões 
f) pop- espírito desencarnado 

Assim como no estudo 3 (página de agosto – 2001) vimos a necessidade da criação do termo Espiritismo, para identificar a Doutrina em seus princípios e objetivos, o título do nosso tema, neste mês, também, requer ser entendido, no sentido que a Doutrina lhe dá. 
Nesta página, nos ateremos ao vocábulo – alma – onde acima já transcrevemos alguns sentidos que o Dicionário lhe dá (apresenta vinte e seis) e de onde já se percebe divergência ou variação nas interpretações. Vejamos: 
No tempo do lançamento de "O Livro dos Espíritos", três acepções eram fortes:

a. Segundo alguns, alma seria o princípio da vida orgânica material. Não tem existência própria e se extingue com a vida. É a concepção materialista.

b. Afirmam outros – alma é o princípio da inteligência, agente universal, do qual cada ser absorve uma porção. Em todo o Universo há uma só alma, distribuindo fagulhas para os diversos seres inteligentes, durante a vida. Após a morte, cada fagulha volta à fonte comum, confundindo-se no todo sob essa opinião alma é efeito, jamais causa.

Tais afirmações, diferem da precedente, no sentido de que, admite existir no homem, algo além da matéria que subsiste após a morte. Esse subsistir porém, é relativo, uma vez que a individualidade, a consciência do ser, não é preservada. 
A alma universal seria Deus e cada um porção da divindade, que a ela retornaria, apagando-se, desaparecendo. É uma variedade do Panteísmo (Filos = doutrina segundo a qual só Deus é real e o mundo conjunto de manifestações ou emanações). 
c. Na terceira idéia – alma é um ser moral, distinto, independente da matéria, que conserva sua individualidade após a morte.

Esta concepção é a mais comum. Sob um nome ou outro, persiste a idéia de algo que sobrevive ao corpo. 
Encontra-se esse entender, desde as crenças instintivas, primitivas, independente de qualquer ensinamento, em todos os povos, nos mais diversos graus de civilização. 
Nesse pensar – alma é causa, não efeito. É característica ao Espiritualismo.

Havendo a limitação da língua, que não possui um termo próprio para cada idéia, o termo alma pode ser empregado e entendido nos três sentidos, onde entretanto, os significados, são distintos, diferentes. 
Em Doutrina espírita chamar-se-á alma ao ser imaterial e individual que existe em nós e sobrevive ao corpo. 
Demonstra que não tem ela, envoltório material, compacto, ponderável, e sim, um fluídico, imponderável, mas que não deixa de ser uma espécie de matéria. Invisível no estado normal, pode, em dadas circunstancias, por uma espécie de modificação molecular, tornar-se visível, como o vapor, por condensação. 
Apoiando-se na psicologia experimental, vê aí um fenômeno natural submetido a leis que regem as relações entre o mundo visível e invisível. Estuda-a, não só durante a vida, mas após a morte; observa-a em estado de isolamento; vê sua ação em liberdade; esforça-se por demonstrar não só sua existência, mas também os atributos. 
Para muita gente, a Filosofia Espírita, contém erro grave, ao sintetizar numa única palavra, tal abrangência. Os incrédulos, vêm algo imponente, respeitável, mas com prevenções que os faz encarar o termo como pueril. De modo geral, preferem o vocábulo Espírito – que desperta lembranças fantásticas das lendas, contos, sagas, histórias, fogos-fátuos etc. Questiona-se inclusive, porque usa o Espiritismo também a palavra espírito. 
Usa-a, Primeiro: - porque, desde antes, muito antes da Filosofia Espírita, a palavra já era conhecida e usada. Tratava o Espiritismo de deduzir as conseqüências morais das manifestações. Era útil conservar a denominação usual, a fim de mostrar a conexão dessas duas partes da Ciência. Apresentação ligada ao vocábulo era momentânea; deveria apagar-se com o tempo. Segundo – se o vocábulo Espírita era repulsivo para alguns, constituia-se em atrativo para as massas. Seu uso contribuiria para popularizar a Doutrina. 
Terceiro – o mais importante dos motivos: as palavras – alma e Espírito, posto que sinônimos e empregadas indiferentemente, não exprimem exatamente a mesma idéia. 
Alma é o Princípio Inteligente, imperceptível e indefinido como o pensamento. 
No estado dos nossos conhecimentos não podemos concebê-la isolada da matéria, de modo absoluto. Formado de matéria sutil, o perispírito, fará dela um ser limitado, definido e circunscrito à sua individualidade espiritual. 
Desses raciocínios forma-se a seguinte proposição: a união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados constituem o ser chamado Espírito. 
Nas manifestações, portanto, não é a alma que se apresenta só; está sempre revestida do seu envoltório fluídico. É ele o intermediário necessário através do qual ela age sobre a matéria compacta. Nas aparições não é a alma que se vê, mas o perispírito. 
Em resumo: a alma é o ser simples primitivo; o Espírito o ser duplo; o homem o ser triplo. Pelo pensamento portanto, representa-se um Espírito, mas não uma alma. 
Tomando um pelo outro, como habitualmente se faz, as almas ou Espíritos, espalhados na imensidade, constituem o mundo invisível que nos cerca e em cujo meio vivemos. Esse mundo é composto dos mesmos seres que formaram, constituíram a humanidade terrena. 
Os fatos que se ligam ao mundo invisível e às suas relações com o mundo visível, mais ou menos observados em todas as épocas, se ligam à história de quase todos os povos, sobretudo à história religiosa. Sem esse entender aqui desenvolvido, surgiram, foram criadas ilusões sobre escritos sacros e profanos. Por falta de conhecimentos dessas relações, passagens ficaram ininteligíveis ou foram interpretadas falsa ou diversamente. 
O mundo visível e o invisível assim se acham em contato perpétuo, daí resultando incessante reação de um sobre o outro. Os fenômenos entram na ordem dos fatos naturais. O Espiritismo, doutrina codificada por Allan Kardec e que surge a partir de 18 de abril de 1857, nem os descobriu nem os inventou: estudou muito, observou, experimentou, procurou, deduziu suas leis, e por isso as subtraiu da ordem dos fatos maravilhosos. 

Assim: alma – preexistente, princípio inteligente imperceptível, indefinido, simples, não está localizada em um ponto particular do corpo. Formará com o perispírito um conjunto fluídico penetrável, assimilando-se ao corpo inteiro com o qual constitui um ser complexo. A morte não é mais que um "desdobramento". 
Podemos supô-los como dois corpos semelhantes na forma, confundidos um no outro, durante a vida e separados depois da morte, onde um deles, o material se desagrega e é destruído, ao passo que o outro subsiste.

Durante a vida a alma obra mais especialmente sobre o pensamento e o sentimento. Ela é ao mesmo tempo interna e externa, isto é, irradia para fora, podendo mesmo isolar-se do corpo, transportar-se para longe e ai manifestar sua presença. Conservará sua individualidade, a consciência de si mesma, não retrógrada e a diversidade das aptidões reflete os progressos, aquisições feitos. Em sua origem, são criadas simples e ignorantes, isto é, sem ciência, sem conhecimento do bem e do mal mas com igual aptidão, capacidade para tudo. Nesse início encontram-se em uma espécie de infância, sem vontade própria e sem consciência perfeita da sua existência. 
As existências sucessivas, vão pouco a pouco desenvolvendo idéias, pensamentos e com ele o livre arbítrio e a responsabilidade nas escolhas feitas.

E a existência, no processo da Vida entendida nesses raciocínios, como benção, onde a cada momento, cada qual conviverá, com os aspectos de que necessita, para em trabalhando consigo, fazer aflorar o ser perfectível rumo à perfeição, criado à imagem e semelhança de Deus. O modelo para esse renovar, para esse burilamento da essência, será sempre Jesus.

Leda Marques Bighetti 
Setembro 2001
 
Bibliografia:
"O Livro dos Espíritos" – Allan Kardec – Introdução II/ 
 "Dicionário da Língua Portuguesa" – Aurélio – pág. 31-478/ 
 "Revista Espírita" – Allan Kardec – Allan Kardec – maio 1864 /
 "O principiante espírita" – Allan Kardec – Solução de alguns problemas pela DE / Teria Allan Kardec colocado esses dois itens na Introdução de uma Doutrina ? É o que estudamos na nossa próxima página.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett