Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Médiuns  |  Segunda Parte Das Manifestações Espíritas   |  Capitulo XX - A Influência Moral dos Mediuns   |  01/12/2011
DISSERTAÇÃO DE UM ESPIRITO SOBRE A INFLUENCIA MORAL - ESTUDO 115 – QUESTÃO 229
Estudo 115 – Questão 229

             Através dos estudos anteriores compreendemos que o orgulho começa a tomar conta do médium quando este começa a desenvolver cega confiança na superioridade das comunicações recebidas e na infalibilidade do Espírito que as transmite, do que resulta certo desprezo por tudo o que não procede dele, que julga possuir o privilégio da verdade.
             Assim considerando, torna-se difícil encontrar um médium perfeito, porque não há perfeição sobre a Terra. O médium perfeito seria aquele a quem os maus Espíritos jamais ousassem fazer uma tentativa de enganar; assim, o melhor é o que, simpatizando somente com os bons Espíritos, seja enganado menos vezes.
             Aqui cabe uma pergunta: Por que os bons Espíritos permitem que o médium seja enganado?
             Para que exercite seu julgamento e aprenda a discernir o verdadeiro do falso. Além disso, por melhor seja um médium, jamais é tão perfeito que não tenha um lado fraco, pelo qual possa ser atacado. As comunicações falsas que recebe de quando em quando são advertências para que não se julgue infalível e se torne orgulhoso.

             Portanto, quem é o bom médium?

             Recorremos a O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 3, O Homem de Bem, para responder a esta questão:

             “O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar nenhuma ocasião de ser útil. Se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros tudo aquilo que queria que os outros fizessem por ele.”

             Assim podemos compreender que sendo a mediunidade processo de vida, o médium não pode apresentar duplicidade de comportamento, isto é, o bom médium e o homem de bem são a mesma pessoa. Se a vida exige de cada pessoa disciplina e responsabilidade frente aos inúmeros estímulos que recebe, se espera equilíbrio e brandura no lidar com o próximo além de resistência nas provas, a mediunidade e o médium se enriquecem de modo idêntico com essas conquistas. Não há educação mediúnica sem crescimento moral; se a mediunidade é para toda a vida, por que não o seria para todas as horas? Quem é médium não o é somente nas reuniões de intercâmbio espiritual. O médium não é alguém que possui uma chave “liga/desliga” que lhe permite estar ou não médium. 
             A faculdade mediúnica é um sentido profundo acompanhando seu detentor onde ele esteja. Isto não quer dizer que se deva entrar em transe a qualquer hora e lugar, porém perceber o que seja permitido, reservando-se o direito de permanecer lúcido e ativo no cumprimento de suas tarefas e compromissos sociais, permanecendo em sintonia com os Bons Espíritos, criando condições para servir de instrumento ao Bem onde e quando esse seja necessário.
             Através destas reflexões, compreende-se que o bom médium é aquele que torna sua existência um processo educativo, pelo aproveitamento de suas experiências, procurando assimilar e construir valores éticos e morais elevados. 
             Allan Kardec e os Espíritos Superiores recomendaram que, tão logo se constatem os sintomas da mediunidade, deve o médium buscar o estudo a desdobrar-se em duas frentes distintas: Doutrina Espírita e suas relações com as diversas áreas do conhecimento, a primeira, e psicologia do comportamento, a segunda.
             Praticar a mediunidade sem conhecer os mecanismos básicos da faculdade é como manipular substâncias sem o conhecimento de Química, como explica Kardec em O Que é o Espiritismo, Segundo Diálogo. Não há como trabalhar com segurança sem compreender importantes assuntos, tais como: finalidade do intercâmbio, a influência pessoal e moral do médium e do meio, a metodologia para distinguir a qualidade moral dos Espíritos e os obstáculos a superar ao longo do exercício etc.
             Por sua vez, a análise do comportamento íntimo propicia, no início, o autodescobrimento, depois o autodomínio e posteriormente a auto-iluminação. Sendo o médium uma pessoa ultrassensível, com emoções que oscilam mais que o habitual, o que lhe exige maior atenção e equilíbrio no lidar com as próprias impressões, deve sobrepor-se às emoções mais grosseiras, bem como disciplinar as sensações do campo físico. 
             Este é um aprendizado lento, porém constante, mostrando uma estreita relação entre a educação para a mediunidade e a educação para a vida, e que o Homem de Bem e o Bom Médium são a mesma pessoa.

Tereza Cristina D'Alessandro 
Dezembro / 2011
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo, FEESP. 1989 - Cap. XX, q. 229 – 230 O Evangelho segundo o Espiritismo: 6.ed. São Paulo: FEESP, 1990 – cap.XVII -3 
NEVES,J.; AZEVEDO, G.; CALAZANS, N.; FERRAZ, J. Vivência Mediúnica - Projeto Manoel P. de Miranda, Salvador: LEAL, 1994, Cap. 8
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett