Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Buscai e Achareis   |  Capítulo XXV   |  12/10/2018
OLHAI AS AVES DO CÉU

209 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXV:  BUSCAI  E  ACHAREIS

ITENS 6 A 8:  OLHAI AS AVES DO CÉU

 

Não queirais entesourar para vós tesouros na Terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões os desenterram e roubam. Mas entesourai para vós tesouros no céu, onde não os consomem a ferrugem, nem a traça, e onde os ladrões não os desenterram, nem roubam. Porque onde está o vosso tesouro, aí está também o vosso coração.

Portanto vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida, que comereis, nem para o vosso corpo, que vestireis. Não é mais a alma do que a comida, e o corpo mais do que o vestido?

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem fazem provimentos nos celeiros; e, contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Porventura, não sois muito mais do que elas?

E qual de vós, discorrendo, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E por que andais vós solícitos pelo vestido?

Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam; digo-vos mais, que nem Salomão, em toda a sua glória, se cobriu jamais como um deles.

Pois, se ao feno do campo, que hoje é, e amanhã é lançado no forno, Deus veste assim, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Não vos aflijais, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos cobriremos? Porque os gentios é que se cansam por essas coisas. Porquanto vosso Pai sabe que tendes necessidade de todas elas.

Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas se vos acrescentarão. E assim, não andeis inquietos pelo dia de amanhã. Porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia basta a sua própria aflição.” (Mateus, VI: 19 a 21 e de 25 a 34.)

 

Lendo com atenção esse texto escrito por Mateus, interpretando-o segundo o contexto dos ensinos de Jesus, podemos perceber que ele apenas combate as preocupações exageradas dos homens em relação às coisas materiais, na valorização do supérfluo, não se contentando na simples satisfação das necessidades materiais.

Pior ainda, quando, para satisfazer as necessidades artificiais do supérfluo, ele se esquece ou não percebe as suas necessidades espirituais, pois, gasta sua energia, sua inteligência na obtenção de bens materiais.

Jesus não condena as preocupações humanas na satisfação dessas necessidades, apenas, recomenda: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça...”, na valorização dos bens espirituais, que são o trabalho, o viver na solidariedade, na generosidade, na caridade, no pensar também nas necessidades dos outros...

Quem busca o Reino de Deus, no esforço de desenvolver suas qualificações nobres, por certo, saberá satisfazer suas necessidade materiais, com seu trabalho, com confiança em Deus, que sabe que o homem precisa satisfazer essas necessidades, tendo lhe dado condições e capacidades de atendê-las, porém, sem prejuízo de ninguém, fazendo do que seria seu supérfluo, a satisfação de necessidades de outros, contentando-se com o necessário para sua vida no ambiente em que viver.

Viver despreocupado das necessidades materiais, esperando que Deus as supra, seria desprezar os dons espirituais que o homem traz em si, para transformar-se de Espírito simples e ignorante em Espírito puro.

O que busca o Reino de Deus e sua justiça, esforça-se por atender a essas necessidades para estar em melhores condições de satisfazer as necessidades espirituais, que são sua prioridade enquanto precisar viver em mundos materiais.

Entende assim, que tudo que é material, que atende às necessidades materiais deve ser usado em benefício do Espírito imortal, no seu desenvolvimento, que o levará a ser perfeito e feliz.

A frase “Porque onde está o seu tesouro, aí está também o vosso coraçãoé bastante elucidativa em relação ao que é valorizado pelo homem, elucidando que tudo que lhe é mais precioso na sua busca de felicidade, de prazer, reflete as suas características espirituais.

Assim, pelo que valoriza no seu viver, demonstra o homem seu grau evolutivo de mais ou menos materialidade, de mais ou menos espiritualidade, e isso é um bom indício para o conhecimento de si mesmo, sem o qual, a progressão individual não será feita de forma consciente, racional, pela vontade de progredir.

Outra frase muito importante “ao dia basta a sua própria aflição”, não prega a imprevidência quanto ao dia de amanhã, mas, ao considerar-se que o viver se faz em uma sucessão de dia após dia, o esforço de viver bem, no cumprimento dos  deveres materiais e espirituais, no dia de hoje, já é um preparo para o dia de amanhã.

Desse modo, viver bem, com bom senso, o momento atual é preparar-se para os dias que virão, não havendo, então, necessidade de preocupação com o amanhã e sim, com o dia de hoje, com o aqui e agora.   

Quem assim o faz, percebe que o viver se torna mais fácil, podendo-se enfrentar as vicissitudes e dificuldades com mais equilíbrio e serenidade, com mais confiança em Deus e em si mesmo.

Allan Kardec faz algumas considerações sobre a necessidade do viver-se na fraternidade, na solidariedade, e termina: “Não é através de leis que se decretam a caridade e a fraternidade. Se elas não estiverem no coração, o egoísmo as asfixiará sempre. Fazê-las ali penetrar, é a tarefa do espiritismo” e dos verdadeiros espíritas, que as devem vivenciar nas atitudes, nos comportamentos e nas ações.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Outubro  / 2018

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett