Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Não pôr a candeia debaixo do alqueire   |  Capítulo XXIV   |  12/05/2018
NÃO IR AOS GENTIOS - ITEM 8 A 10

204- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXIV: NÃO PÔR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

ITENS 8 A 10: NÃO IR AOS GENTIOS

“A estes doze enviou Jesus dando-lhe estas instruções, dizendo: Não procureis os gentios, nem entreis nas cidades dos samaritanos; mas ide antes às ovelhas, que pereceram, da casa de Israel. E pondo-vos a caminho, pregai, dizendo que está próximo o Reino dos Céus. (Mateus, X: 5 a 7)

A palavra gentio significa, “entre os hebreus, que ou aquele que é estrangeiro ou não professa a religião judaica.” (1)

Samaritanos eram os nascidos em Samaria, capital do reino dissidente de Israel, após o cisma das dez tribos. A aversão surgida nessa época foi se aprofundando com o tempo. Os samaritanos, para não irem à Jerusalém, na época das festas religiosas construíram um templo próprio e adotaram certas reformas. Allan Kardec os denomina os protestantes a época.

Ao dar essas instruções aos seus discípulos, Jesus estava, apenas, adiando para mais tarde, a divulgação dos seus ensinos em um plano mais extenso, o que aconteceu com Paulo e os que seguiram seu exemplo.

Deviam seus apóstolos, ainda sem o preparo adequado, procurar primeiro os que tinham a mesma base filosófica e religiosa: a crença em um Deus único e esperavam o Messias, porque estavam mais preparados para as novas revelações.

Quanto ao impedimento a que fossem às cidades dos samaritanos, pela aversão mútua, o próprio Jesus, levou sua mensagem a eles, como se lê no belíssimo texto de João, capítulo 4: 1 a 30 e 39 a 42, na conversa de Jesus com a mulher samaritana.

Essa cautela de Jesus demonstra, uma vez mais, sua sabedoria na execução de sua missão na Terra, aguardando um preparo maior dos seus discípulos para tarefas mais complexas.

Allan Kardec escreve que esses conselhos de Jesus devem ser seguidos pelos adeptos e divulgadores do Espiritismo.

É natural que na descoberta de ideias novas e sábias, o homem sinta vontade de transmiti-las aos seus familiares, amigos, a fim de que eles também se beneficiem das mesmas. Todavia, o espírita não pode esquecer do respeito devido aos direitos de escolha dos demais.

Assim, deve respeitar os que não concordarem com seus ideais, continuando seus estudos, sua prática evangélica no dia-a-dia, demonstrando, em atitudes, o quanto se beneficiou com os ensinos espíritas.

Divulgar seus ensinos aos que demonstrem desejo de conhecer, ou aos que estejam passando por dificuldades sem entendê-las, mas respeitar suas decisões de aceitá-las ou não, é dever do espírita.

Muitas pessoas estão ansiosas por compreenderem o viver, demonstrando desejarem novas ideias. A essas, sim, devem os espíritas dar as explicações das leis divinas, indicando a necessidade do estudo, para melhor compreendê-las, respeitando a vontade dos incrédulos sistemáticos, ou dos que estão satisfeitos com seus ideais religiosos.

O espiritismo veio para reviver ensinos de Jesus, a fim de combater o materialismo, e não para retirar adeptos das religiões.

Divulgar aos interessados ou aos necessitados os princípios espíritas é dever dos que perceberam o valor das suas respostas aos problemas da vida, à justiça e sabedoria do Pai.

Mas que essa divulgação seja feita apenas aos que demonstrem algum interesse, visto que muitos ainda não estão preparados para essas verdades, por não haverem desenvolvido “um certo grau de sensibilidade, que podemos chamar de maturidade do senso moral, maturidade essa que independe da idade e do grau de instrução, porque é inerente ao desenvolvimento, num sentido especial, do espírito encarnado”. ( 2 )

Todos os filhos de Deus, que compõem a humanidade da Terra, um dia, se renderão, voluntariamente, às verdades divinas, e respeitar as escolhas de cada um é compreender Deus, que respeita o livre arbítrio de cada um, porque sabe que Suas leis, sábias e misericordiosas, os levarão ao seu destino de perfeição e felicidade.

E Allan Kardec esclarece que hoje, ao contrário do tempo de Jesus, em que tudo era circunscrito e localizado, as ideias se universalizam e se espiritualizam, com rapidez.

Assim, o espiritismo não sendo privilégio de nenhuma nação, nem os gentios um povo à parte, mas apenas opinião de muitos em toda a parte, os princípios espíritas, pouco a pouco, irão se infiltrando nas mentes e corações dos homens, através da razão e da maturidade do senso moral, porque se constituem em verdades que acabarão por ser apreendidas pela maioria dos homens.

1- Dicionário Houaiss.

2-Kardec, Allan: O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4, 3º parágrafo.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Maio / 2018

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett