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O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Estranha Moral   |  Capítulo XXIII   |  12/10/2017
ABORRECER PAI E MÃE - ITEM 1, 2, E 3

97 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXIII: ESTRANHA MORAL

ITENS 1, 2 e 3: ABORRECER PAI E MÃE

 

 

            “E muita gente ia com ele; e voltando Jesus para todos, lhes disse: Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai e a sua mãe, e mulher e filhos, e irmãos, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo. E o que não leva a sua cruz, e vem em meu seguimento, não pode ser meu discípulo – Assim, pois, qualquer de vós que não dá de mão a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.” ( Lucas, XIV: 25 a 27, 33)  (1)

 

            O que ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho, ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim. (Mateus, X: 37 )

 

            Allan Kardec usou o verbo odiar ao invés de aborrecer. Non odit, em latim; Kaï  ou miseï, em grego, significam amar menos. O verbo hebreu que Jesus deve ter usado, significa odiar, amar menos, não amar tanto quanto, não amar igual a outro. No dialeto siríaco, que dizem ter sido o mais usado por Jesus, o significado é menos amado, não amar tanto quanto o outro. *

            Kardec esclarece que algumas poucas palavras encontradas nos Evangelhos, não combinam com a doutrina de Amor do Mestre Jesus.

Escritos após a crucificação, é possível que essas não tenham sido as usadas por Jesus, ou podem ter sido substituídas ou mal interpretadas nas cópias, nas traduções de uma língua para outra, visto que uma mesma palavra pode ter significados diferentes e até opostos nas diferentes línguas. O mesmo acontecia com a língua hebraica, que não era rica em palavras, significando algumas delas coisas diferentes, como a palavra que designava um cabo, feito de pelos de camelo e um camelo, e que na frase “ ...mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino dos Céus.”, foi traduzida por camelo.

            Todavia, temos de aceitar os Evangelhos como eles chegaram até nós, tendo o cuidado de interpretar sempre as palavras de Jesus conforme o contexto geral dos seus ensinos, e dos costumes e características do povo judeu daquela época, sem desvirtuar seus significados, segundo nossas próprias condições e pontos de vista.

            Talvez estejamos vivendo, na atualidade, um tempo muito semelhante ao de Jesus, na valorização das coisas materiais, das aparências, nas desigualdades sócio-econômicas, apesar de todo o progresso alcançado pela inteligência humana.

            Por isso, talvez, nunca tenha sido tão necessário o estudo aprofundado dos ensinos do Mestre, na compreensão da Moral por ele trazida, que se resume na vivência do amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.

            Assim, na interpretação desses textos evangélicos, não podemos admitir que Jesus tenha pregado o odiar ou mesmo o aborrecer os familiares para quem aspira ser seu discípulo, conforme escreve Kardec: “ Assim, pois, é necessário não dar à palavra odiar ( ou aborrecer) a acepção moderna, que é contrária ao espírito do ensinamento de Jesus.”

            Podemos perceber neste ensino, que o esforço na vivência da sua Moral, que é a expressão do amor a ele e a Deus, está acima de qualquer implicação material, de qualquer domínio de uns sobre os outros, pois que cada um tem de desenvolver-se, para alcançar o determinismo divino de ser perfeito e feliz, de ser sábio e amoroso.

            Sendo o entendimento, o aceite e a vontade dessa vivência, opção individual, nada, nem ninguém deve impedir essa resolução, ainda que os familiares, os a quem ame, se sintam contrariados, visto que cada um é responsável pelo seu desenvolvimento espiritual.

            Se o esforço da vivência cristã for fruto do raciocínio e do sentimento, essa pessoa saberá viver esses princípios, não se indispondo com seus familiares, mas demonstrando por suas ações, o quanto eles são superiores aos demais.

 

* Kardec, Allan: O Evangelho Segundo o Espiritismo, traduzido por Herculano Pires, 14ª edição, setembro de 1998, Ed. FEESP, nota de M. Pezzani.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Outubro / 2017

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
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