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O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Falsos cristos e falsos profetas   |  Capítulo XXI   |  12/05/2017
OS FALSOS PROFETAS DA ERRATICIDADE

191-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXI: FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS, ITEM 10

OS FALSOS PROFETAS DA ERRATICIDADE

 

Erraticidade é o nome dado por Kardec ao plano espiritual, onde vivem os Espíritos em processo evolutivo, nos intervalos entre as reencarnações. (ver estudo 20)

Erasto vem, nesta mensagem, completar seu estudo anterior.

Afirma que os falsos profetas não estão apenas entre os encarnados. Vivem, e são muito mais numerosos na erraticidade, onde se organizam em grupos, para impedir a melhoria da humanidade.

São Espíritos contrários ao progresso espiritual, acomodados na sua imperfeição, no orgulho, no prazer do mal, que têm medo de perder seu poder de domínio sobre os mais fracos, se o bem se desenvolver nas mentes e nos corações dos demais.

São eles que, auxiliados pelo orgulho, pelo egoísmo e a vaidade dos homens, semeiam a discórdia entre os grupos bem intencionados, mas ainda frágeis na manutenção dos seus propósitos nobres, quando, se estivessem alertas, no conhecimento doutrinário e na prática do bem, perceberiam a ação desses perturbadores desencarnados, que contrariam, no que pregam, os ensinos do Mestre Jesus e do espiritismo.

Assim, disfarçam-se, fingindo amor e bondade, usando nomes respeitados na Terra, para melhor divulgar suas teorias, “através dos médiuns, que os servem”.

Erasto discorre sobre os meios de reconhecer a atuação desses falsos profetas.

Considerando que todos os Espíritos superiores, que eles admitem ser, além de bons, são “também eminentemente racionais”, deve-se passar tudo que todos os Espíritos dizem, pelo crivo da razão e do bom senso, como fez Alan Kardec, tanto as idéias que contradizem o bem, quanto as que contradizem os conhecimentos científicos. Em assim fazendo, os encarnados não se deixarão iludir.

 Ele cita também, como meio de avaliar dois princípios que se contradizem, qual deles é o mais aceito, ganha mais adeptos, porque Deus quer que a verdade surja para todos, apareça em diferentes lugares, para que “por toda a parte, a luz se apresente ao lado das trevas”, característica de mundos inferiores.

 

 Kardec colocou esse caráter da universalidade dos ensinos como base para a aceitação de um fato ou uma ideia na doutrina espírita, como se lê na Introdução deste livro, item II. A revelação dos princípios doutrinários veio através de muitos médiuns, de muitos lugares diferentes e de muitos Espíritos também diferentes.

Há Espíritos que se manifestam como conselheiros exclusivos, o que isola o grupo dos demais. Ora, aprende-se uns com os outros, o isolamento estimula o orgulho de superioridade, produz acomodação no progresso alcançado, e leva a submissão a um Espírito ávido por poder, por dominar.

  Erasto afirma que, não existindo médium perfeito, qualquer um pode ser obsediado, se não estiver sempre vigilante e ligado aos Espíritos superiores, através do esforço de desenvolver sentimentos bons, pensamentos elevados e ações no bem.

  E, continua, “há obsessão evidente quando um médium só recebe comunicações de um determinado Espírito, por mais elevado que este pretenda ser”.

Jesus sabia o que dizia quando proferiu: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação.” (Mateus, 26: 41)

Vigilância pede conhecimento e raciocínio. Oração pede fé em Deus, nas Suas leis.

Assim, ao submeter tudo que os Espíritos expressam, independente dos nomes pelos quais se apresentam, ao cadinho da razão, pode-se rejeitar o absurdo e o erro, considerando sempre, numa posição de humildade, que “um médium pode ser fascinado e um grupo enganado”, mas, com diálogos com outros grupos, baseados nos conhecimentos espíritas, na sincera intenção de acertar, os médiuns e o grupo serão auxiliados a distinguir o joio do trigo, sem melindres, na fraternidade e na humildade, que devem imperar em todo trabalho espírita.

“Desconfiai das comunicações que se caracterizam pelo misticismo e pela extravagância, ou que prescrevem cerimônias e práticas estranhas.”

“Desconfiai, portanto, dos falsos profetas, sobretudo numa época de renovação, porque muitos impostores se apresentarão como enviado de Deus.”

 

(Ver em O Livro dos Médiuns, o cap. XXIII: Da obsessão)

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Maio 2017

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 

 
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