Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Livro Segundo: Mundo Espírita ou dos Espíritos     |  12/10/2016
VI – ESCALA ESPÍRITA – 100 A 113 - 6

O Livro dos Espíritos

           

Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade (Segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec).

 

 

                                          LIVRO SEGUNDO

 

                          “MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS”

 

                         CAPÍTULO I – DOS ESPÍRITOS

 

 

   QUESTÕES DE 76 A 131

I – Origem e Natureza dos Espíritos – 76 A 83

II – Mundo Normal e Primitivo – 84 A 87

III – Forma e Ubiquidade dos Espíritos – 88 A 92ª

IV – Perispírito – 93 A 95

V – Diferentes ordens de Espíritos – 96 A 99

VI – Escala Espírita – 100 A 113

VII – Progressão dos Espíritos – 114 A 127

VIII - Anjos e Demônios – 128 A 131

 

ESCALA ESPÍRITA – 6  

 

Primeira Ordem – Espíritos Puros.

 

Caracteres Gerais:

         

            Nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta, em relação aos Espíritos das outras ordens.

 

Primeira Classe: Classe Única –

 

          Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Havendo atingido a soma de perfeições de que é a suscetível criatura, não tem mais provas nem expiações a sofrer. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, vivem a vida eterna, que desfrutam no seio de Deus.

          Gozam de uma felicidade inalterável, porque não estão sujeitos nem às necessidades nem às vicissitudes da vida material, mas essa felicidade não é a de uma ociosidade monótona, vivida em contemplação perpétua. São os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam, para a manutenção da harmonia universal.

          Dirigem a todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudam-nos a se aperfeiçoarem e determinam as suas missões. Assistir aos homens nas suas angústias, incitá-los ao bem ou à expiação de faltas que os distanciam da felicidade suprema, é para eles uma ocupação agradável. São às vezes designados pelo nome de anjos, arcanjos, ou serafins.

          Os homens podem comunicar-se com eles, mas bem presunçoso seria o que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens. 

         

            Para enriquecimento transcrevemos alguns parágrafos constantes na “Revista Espírita” EDICEL, 1866, p.102:

                    “- Há revelações de Deus diretamente aos homens?”

                      “É uma questão que não ousaríamos resolver nem afirmativa,  nem positivamente, de maneira absoluta. A coisa não é radicalmente impossível, mas nada lhe dá a prova certa. O que não poderia ser posto em dúvida á que os Espíritos mais próximos de Deus  pela perfeição, se penetram de seu pensamento e podem transmiti-lo”.

                    “... Só os puros Espíritos recebem a palavra de Deus com a missão de os transmitir”.

         

            Também na “Revista Espírita”, outubro de 1860, tendo como médium a Sra. Costel, há inserida a mensagem “Os Espíritos Puros” com o seguinte texto:

 

          Os Puros Espíritos são aqueles que, chegados ao mais alto grau de perfeição, são julgados dignos de ser admitidos aos pés de Deus. O esplendor infinito que os envolve não os dispensa de sua parte de utilidade nas obras da criação: as funções que devem preencher correspondem à extensão de suas faculdades. Esses Espíritos são os ministros de Deus; sob suas ordens, regem os mundos inumeráveis; dirigem do alto os Espíritos e os humanos; estão ligados entre si por um amor sem limites, e esse ardor se estende sobre todos os seres que procuram chamar para se tornarem dignos da suprema felicidade. Deus irradia sobre eles e lhes transmite suas ordens; eles o veem sem ser abatidos por sua luz.

          Sua forma etérea, nada tem de palpável; falam aos Espíritos Superiores e lhes comunicam a Ciência; tornaram-se infalíveis. Em suas fileiras é que são escolhidos os anjos de guarda, que bondosamente baixam o olhar sobre os mortais, e os recomendam aos Espíritos Superiores, que os amaram. Estes escolhem os agentes de sua direção nos Espíritos da segunda ordem. Os Puros Espíritos são iguais, nem poderia ser de outro modo, pois só são chamados a essa faixa depois de terem atingido o mais alto grau da perfeição. Há igualdade, mas não uniformidade, porque Deus não quis que nenhuma de suas obras fosse idêntica. Os Espíritos Puros conservam sua personalidade, que apenas adquiriu a perfeição mais completa no sentido de seu ponto de partida.

        Não é permitido dar mais detalhes sobre esse mundo supremo.

                                                                           Georges

 

          No fecho desta série de estudo, há que se concluir que conhecer a Escala Espírita fornece elementos para que se distingam os bons dos maus Espíritos. Enquanto a individualidade deles possa ser indiferente, as qualidades são imprescindíveis. Isso quer dizer que o nome sobre o qual se assina não é importante, mas atenção em relação ao conteúdo: é bom ou mau, o Espírito que se comunica? Em que grau da Escala Espírita se encontra?

          Recordar sobre a importância da linguagem que usam, assim como fazemos em relação aos homens. Pelas ideias, por um palavreado polido ou mal-educado, superficial, profundo, frívolo, orgulhoso, leviano, sentimental, etc., se verifica o caráter de um homem que se expresse desta ou daquela forma.

         Pode estabelecer-se como regra invariável, sem exceção que – “a linguagem dos Espíritos está sempre em relação com o grau de elevação a que já tenham chegado”. (O L.M.263)

          Os Espíritos realmente superiores não só dizem coisas boas, como também as dizem em termos isentos, de modo absoluto, de toda trivialidade.

          “Por melhor que sejam essas coisas, se uma única expressão denotando baixeza as macula isto constitui um sinal indubitável de inferioridade...”    

          “A linguagem revela sempre a sua procedência, quer pelos pensamentos que exprime, quer pela forma e, ainda mesmo que algum Espírito queira iludir-nos sobre a sua pretensa superioridade, bastará conversemos algum tempo com ele para a apreciarmos.” (idem O L.M acima).

          O que estudamos até aqui, decorreu da experiência dos ensinos dos Espíritos e visou explicar anomalias que as comunicações possam apresentar, oferecendo elementos para avaliar o grau de superioridade ou inferioridade do Espírito com o qual estamos entrando em contato através das comunicações nas sessões habituais; dos livros psicografados ou não; das influências ou sugestões que impressionem o campo mental na convivência diária, enfim, autoavaliação que possibilita pelos raciocínios estabelecidos, desde já, percebermo-nos em que grau da Escala, como Espíritos imortais, embora ainda encarnados, nos situamos.

 

Para aprofundamento, encontraremos bibliografia em “A Gênese” – cap. X e XIV: “Deus na natureza” – Camille Flammarion II; “Revista Espírita” ano 1866 pag. 67-71 a 77; 1861 – pag. 45 e 1868 pag. 166 – 1859 pag. 80; “Evolução em Dois Mundos” cap 1; “Mecanismos da Mediunidade” cap III, ambos de André Luiz e “O Livro dos Médiuns” itens 75-77 e 98. Também no livro Educação Mediúnica – Teoria e Prática - vol 1 - Ribeirão Preto: BELE, 2005 de Leda Marques Bighetti. Para enriquecimento do tema remetemos ainda a: Gabriel Delanne – Evolução Anímica, Hermínio C. Miranda – A Memória e o Tempo, além dos citados ou transcritos no texto.

 

            Leda Marques Bighetti – Outubro/2016

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett