Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Trabalhadores da última hora   |  Capítulo XX   |  12/07/2016
TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA - ITEM 1

182 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XX: TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA - ITEM 1        

 

“O Reino dos Céus é semelhante a um homem, pai de família, que, ao romper da manhã, saiu a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E feito com os trabalhadores o ajuste de um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.

E tendo saído perto da terceira hora, viu estarem outros na praça, ociosos. E disse-lhes: Ide vós também para a minha vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.

Saiu, porém, outra vez, perto da hora sexta, e perto da hora nona, e fez o mesmo. E perto da undécima hora tornou a sair, e achou outros que lá estavam, e disse: por que estais aqui todo o dia, ociosos? Responderam eles: Por que ninguém nos assalariou. Ele lhes disse: Ide vós para a minha vinha.

Porém, lá no fim da tarde, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores e paga-lhes o jornal, começando pelos últimos e acabando nos primeiros.

Tendo chegado, pois, os que foram juntos da hora undécima, recebeu cada um o seu dinheiro. E chegando também os que tinham ido primeiro, julgaram que haviam de receber mais; porém, também estes não receberam mais do que um dinheiro cada um.

E ao recebê-lo, murmuravam contra o pai de família, dizendo: Estes que vieram por último não trabalharam senão uma hora, e tu os igualaste conosco, que aturamos o peso do dia e do calor.

Porém ele, respondendo a um deles, lhe disse: Amigo, eu não te faço agravo; não convieste tu comigo num dinheiro? Toma o que te pertence, e vai-te, que eu de mim quero dar, também, a este último tanto quanto a ti. Visto isso, não me é lícito fazer o que quero? Acaso o teu olho é mau, porque eu sou bom? Assim serão últimos os primeiros e primeiros os últimos, porque são muitos os chamados e poucos os escolhidos.” (Mateus, XX: 1 a 16)

 

Em princípio, sob o ponto de vista terreno, esta parábola nos faz ver uma grande injustiça, considerando as horas desiguais de trabalho e a mesma remuneração.

Partindo, porém, da sabedoria de Jesus, temos de descobrir os ensinos que ele aí deixou, para quem tem olhos de ver e entendimento do contexto da sua missão.

Duas lições principais pode-se perceber nesta parábola.

A primeira, refere-se ao trabalho, que é considerado bom ou ruim, pelo resultado, pela maneira como foi feito, e não pelo número de horas gastos na sua realização.

Talvez o dono da vinha percebeu que os que trabalharam menos horas, trabalharam tão bem quanto os outros, ou melhor, daí achar justo pagar o mesmo salário.

Para o benefício espiritual do trabalho em quem o realiza, não vale o número de horas gasto nele, para avaliar sua qualidade, mas sim a dedicação, o amor, o prazer, a competência, a boa vontade com que ele é feito, ou seja, o modo como é trabalhado.

A segunda, refere-se ao uso do livre-arbítrio dos Espíritos na sua caminhada evolutiva através das reencarnações.

Os trabalhadores das primeiras horas são os Espíritos, que não souberam aproveitar as experiências vividas nas muitas reencarnações, e os chamados divinos ao seu desenvolvimento espiritual, demorando mais, cometendo mais erros e enganos, causando e recebendo mais dores e sofrimentos.

Os que trabalharam menos horas representam os que souberam fazer melhor uso do seu livre-arbítrio, no aproveitamento das experiências vividas, mais sensíveis aos chamamentos divinos, desenvolvendo-se em menos tempo, sem provocar tantos males, com menos dores e sofrimentos, suas faculdades espirituais, intelectuais e morais.

Sempre em todas as épocas da humanidade houve Espíritos evoluídos que reencarnaram na Terra para trazer esclarecimentos novos a fim de auxiliar o progresso dessa humanidade.

Assim, todos foram e continuam sendo chamados a viverem as leis divinas, mas, nem todos são escolhidos, porque muitos não atenderam e continuam não atendendo ao chamamento, permanecendo ainda presos aos valores materiais, necessitados, portanto, de mais reencarnações em mundos como a Terra, ou em inferiores.

Todos, porém, em mais ou menos tempo, com mais ou menos sofrimentos, todos os que compõem a humanidade da Terra, aqui ou em outro planeta, chegarão ao seu destino, traçado por Deus, que é o da perfeição e da felicidade, conforme disse Jesus: “E a vontade daquele que me enviou é esta: Que nenhum eu perca de todos os que me deu.” ( João, 6:39).

Na frase: “Assim, serão últimos os primeiros e primeiros os últimos...”, está bem evidenciada a ideia de que todos os Espíritos, todos os homens viverão no Reino de Deus, onde terão a vida plena de sabedoria, de amor, de perfeição e de felicidade, para a qual foram criados.

 

 

                                                         Leda de Almeida Rezende Ebner – Julho/2016

 

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett