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O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  A fé que transporta montanhas   |  Capítulo XIX: Item 12   |  12/06/2016
A FÉ DIVINA E A FÉ HUMANA

181 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XIX:  A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

ITEM 12: A FÉ DIVINA E A FÉ HUMANA

 

O autor, um Espírito protetor, assim inicia sua mensagem: “A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe no íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da vontade ativa.”

A fé, assim considerada, pode ser humana ou divina, conforme o uso que o homem faz das suas faculdades.

Um homem, mesmo sem ser religioso, que acredita no seu potencial intelectual para a realização de um empreendimento, aciona a sua vontade no uso de todas as suas faculdades, numa entrega de suas energias na realização desse empreendimento, possui a fé humana, que lhe dá a certeza da vitória, na sua vontade de querer, e pode triunfar.

O homem que acredita em uma vida futura, além da morte, que tem certeza de que pode realizar ações boas e nobres, encontra nessa fé, a força necessária para a vivência da caridade, da renúncia, da abnegação, da dedicação, do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

“Não há más inclinações que, com fé, não possam ser vencidas.”

A fé, assim entendida, compreende a força espiritual que possui, confia nas leis divinas, no auxílio espiritual dos Espíritos protetores, que podem trazer-lhes as energias adequadas aos seus propósitos, coloca a sua vontade de querer a serviço dessa força, e pode assim, realizar “o milagre” da sua transformação moral, deixando de ser um homem rebelde e infeliz, para tornar-se uma pessoa mais útil a si e aos outros.

Os chamados “milagres” realizados por Jesus e seus apóstolos, nada mais são do que o exercício da fé no uso das suas faculdades espirituais, acionadas pela vontade de querer o bem do próximo, mas, assentada na fé do enfermo, fé essa, não virtude mística, mas “uma verdadeira força de atração”. (1)

Por isso, Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” ( João, 14: 12 e 13 )

No tempo de Allan Kardec, Mesmer e o tratamento de doenças, através do magnetismo, estavam em evidência. Kardec interessou-se pelo magnetismo, estudou-o, tornando-se um magnetizador.

Quando descobriu a mediunidade e seus efeitos, compreendeu melhor o processo da irradiação fluídica, pela vontade, pela fé. O Espiritismo lhe mostrou a diferença entre o magnetizador e o médium curador espírita.

Enquanto aquele confia nas suas forças, irradiando “seu próprio fluido sobre o doente, sem se ocupar se há ou não uma Providência interessada no caso”, o outro “começa por elevar sua alma a Deus”, e a reconhecer que o processo de tratamento cabe aos Espíritos, que manipulam os fluidos adequados, sendo ele apenas um intermediário de fé e de boas intenções. (2)

O Espiritismo, demonstrando a existência do perispírito, que expande suas energias, pela vontade do Espírito, para fora do corpo, sendo captadas, pelo pensamento, por pessoas que estejam na mesma faixa vibratória, vem esclarecer a influenciação recíproca entre os homens, e o processo de tratamento e curas através dessas irradiações de energias perispirituais, manipuladas por bons Espíritos.

O autor, destacando que a fé é humana e divina, pretende demonstrar que com ela, no reconhecimento das capacidades do Espírito e no emprego da vontade no uso dessas forças, o homem pode, a cada existência, realizar muito em favor de si mesmo e dos outros, ao mesmo tempo em que desenvolve suas faculdades espirituais.

 

1-         Kardec, Allan - A Gênese, cap.XV, item 11, pág 303, ed. Edicel, 1977.

2-         Allan Kardec, Revista Espírita, 1864, pag. 7 e 8, mensagem de Mesmer.

 

 

                                                         Leda de Almeida Rezende Ebner – Junho/2016

 

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
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