Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  A fé que transporta montanhas   |  Capítulo XIX: Itens 8 e 9   |  14/03/2016
PARÁBOLA DA FIGUEIRA SECA

178 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XIX: A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

ITENS 8 e 9:  PARÁBOLA DA FIGUEIRA SECA

 

“E ao outro dia, como saíssem de Betânia, teve fome. E tendo visto ao longe uma figueira, foi lá a ver se acharia nela alguma coisa; e quando chegou, nada nela encontrou, senão folhas, porque não era tempo de figos. E falando-lhe, disse: Nunca jamais coma alguém frutos de ti para sempre. E no outro dia, pela manhã, ao passarem pela figueira, viram que ela estava seca até as raízes. Então, lembrando, Pedro disse para Jesus: Olha, Mestre, como secou a figueira que tu amaldiçoaste. E respondendo Jesus, lhes disse: Tende fé em Deus. Em verdade vos afirmo que todo o que disser a este monte: Tira-te, e lança-te ao mar, e isto sem hesitar no seu coração, mas tendo fé de que tudo o que disser sucederá, ele o verá cumprir assim. (Marcos, XI : 12 a 14 e 20 a 23).

 

Se nos fixarmos no título, parábola, essa foi apenas uma historieta contada por Jesus, para fixar um grande ensinamento. Se houve esse acontecimento com Jesus e a figueira, temos de compreendê-lo como a fixação do mesmo ensino, ou seja, o valor da fé em Deus, na Sua obra, e no poder dessa fé.

 

Difícil aceitar que Jesus iria fazer secar uma figueira, por estar sem frutos, não sendo a época da frutificação. Todavia, como Jesus nada deixou escrito e seus ensinos foram escritos, mais tarde, conforme a memória dos que conviveram com ele, Mateus e João, e dos que os transmitiram a Marcos e Lucas, em suas pesquisas, temos de procurar entendê-los no seu contexto intelectual e moral, não perdendo de vista a missão de Jesus de trazer na Boa Nova, o código moral, o único capaz de transformar o Espírito imortal de simples e ignorante, como foi criado, em um ser perfeito e feliz.

 

Jesus, sendo o Espírito mais evoluído intelectual e moralmente, que viveu na Terra (q. 625 de O Livro dos Espíritos), poderia, talvez, através do seu magnetismo humano e espiritual, sua sabedoria de Espírito puro, transportar algo material, pela decomposição e composição dos seus elementos constitutivos ou fazer secar uma figueira pela decomposição dos seus elementos constitutivos.

 

Todavia, na impossibilidade de conferir determinadas situações dos Evangelhos, e, repetimos, tendo em vista a sua missão na Terra, temos que descobrir, nesses fatos narrados, as lições que estão de acordo com o contexto geral dos seus ensinos.

 

Assim, Allan Kardec viu na figueira seca, o símbolo das pessoas que apenas aparentam o bem, sem nada de bom produzirem; dos oradores, das pessoas que falam bonito, mas que nada ensinam de proveitoso, pois, são palavras vazias de conteúdo para quem as ouvem; das pessoas que poderiam  ser úteis, mas não o são; “de todas as utopias, de todos os sistemas vazios, de todas as doutrinas sem bases sólidas.”

 

“O que falta, na maioria das vezes, é a verdadeira fé, a fé realmente fecunda, a fé que comove as fibras do coração, em uma palavra, a fé que transporta montanhas. São árvores frondosas, mas sem frutos, e é por isso que Jesus as condena à esterilidade, pois dia virá em que ficarão secas até ás raízes. Isso quer dizer que todos os sistemas, todas as Doutrinas que não produziram nenhum bem para a humanidade, serão reduzidas a nada; e que todos os homens voluntariamente inúteis, que não se utilizaram dos recursos de que estavam dotados, serão tratados como a figueira seca.”

 

No código divino, somente são contabilizadas como créditos, as obras úteis, que elevam, que auxiliam o homem a desapegar-se das coisas materiais, que o mantém preso aos valores terrenos, que dificultam a elevação do Espírito, que reencarna, tantas vezes quantas forem necessárias, em mundos materiais para desenvolver-se, até estar em condições de viver a vida plena de sabedoria e amor, em mundos espirituais.

 

Então, tudo que não colabora com o aperfeiçoamento espiritual do homem, é como a figueira que não produz frutos, e deve ser banido das mentes e dos corações humanos.

 

Aqueles, pois, que não conseguirem a fé que remove montanhas, por sua própria teimosia, ou orgulho, ou indiferença, não acompanharão os que viverão na Terra regenerada, ou em mundos melhores.

 

Serão banidos para um mundo primitivo, onde, em um novo e difícil recomeçar, continuarão seu desenvolvimento moral. Estarão “mortos” para viverem em mundos iguais ou melhores do que a Terra.

 

A lição, pois, dessa passagem evangélica, é a da necessidade do homem sempre, em qualquer situação, em todas as suas experiências de vida, produzir coisas boas, úteis, belas, coisas, que elevem o homem para algo melhor, superando as limitações que a imperfeição produz, confiando nas suas capacidades, nas suas possibilidades, como filho de Deus, imortal e perfectível, que é.

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Março/2016

 

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett