Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  A fé que transporta montanhas   |  Capítulo XIX: ITENS 6 e 7   |  11/02/2016
A FÉ RELIGIOSA. CONDIÇÃO DA FÉ INABALÁVEL

177 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XIX: A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

ITENS 6  e  7 - A FÉ RELIGIOSA. CONDIÇÃO DA FÉ INABALÁVEL

 

 

Para esse estudo, penso ser útil relembrar o significado da palavra dogma.

No sentido religioso, fideísta, a palavra dogma significa algo que não pode ser contradito, por ser considerada revelação divina. No espiritismo ela tem o sentido filosófico, racional, de princípio, aceito pela razão, como já foi comentado no estudo 31. (1)

Essa é a grande diferença entre as religiões e o espiritismo, doutrina religiosa pelas consequências morais que provoca, ou deveria provocar, em seus adeptos, com princípios racionais, que devem ser aceitos pela razão de cada um, e não como dogma de fé.

Allan Kardec escreve sobre a fé religiosa, que significa a crença nos dogmas particulares das diversas religiões, que têm seus artigos de fé.

A fé religiosa pode ser raciocinada, fruto da razão, ou cega, na aceitação dos seus dogmas como revelação divina.

Assim, a fé cega nada examina, não duvida da sua verdade, mesmo nas idias absurdas, que contrariam a natureza das coisas. Essa fé, quando exacerbada, em determinadas situações, produz o fanatismo. Quando baseada no erro, acaba por desfazer-se.

A fé que se torna firme e sólida é a que tem a verdade, por base, porque então, permanece até com o progresso do conhecimento, “já que o verdadeiro na obscuridade também o é na plena luz.”

Como cada religião se julga na posse exclusiva da verdade, Kardec afirma que “preconizar a fé cega sobre uma questão de crença é confessar a impotência para demonstrar que se está com a razão.”

A fé raciocinada é aquela que vem da compreensão daquilo que se crê. “Para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender.” Apoia-se nos fatos, não deixando margem para dúvidas. “Crê-se porque se tem a certeza, e só se está certo quando se compreendeu. Eis porque ela não se dobra: porque só é inabalável a fé que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”.

 Essa fé estimula o homem a perceber melhor as leis divinas, na sua justiça, na sua sabedoria, na sua necessidade, estimulando-o a perseguir a meta de melhorar-se a cada dia, no caminho da perfeição indicado por Jesus, a fim de tornar-se, um dia, perfeito, como ele determinou no “Sede Perfeitos”, colaborando com a evolução da humanidade terrena, encarnada e desencarnada.

Allan Kardec comenta o dito popular que a fé não se prescreve, o que significa que a fé não pode ser imposta, visto que ela tem de vir como resultado de um trabalho individual, interno, racional.

Assim, a fé nas verdades espirituais é adquirida e desenvolvida por todo aquele que se dispõe a fazê-lo, porque sente em si mesmo que a vida não pode estar circunscrita aos poucos anos que se vive em uma existência na Terra. E quem procura, com sinceridade a encontra e a desenvolve dentro de si.

As pessoas que dizem não conseguir ter fé, apesar do seu desejo, em realidade, não procuram enxergar as provas das verdades espirituais, que estão ao seu redor, procuram uma fé que se adapte à sua maneira de ser.

É o homem que tem de buscar essa fé, com seus raciocínios e sua sensibilidade, que Kardec denominou “maturidade do senso moral” (2), nos fatos da própria natureza, sem preconceitos, com a mente indagadora, aberta a tudo ver, a tudo observar, a tudo analisar para melhor decidir.

Muitas pessoas têm mais facilidade para desenvolver a fé nas verdades espirituais, porque já a trazem de vidas passadas. Outros, ainda têm de fazer esse trabalho interno de auto-educação, no esforço de encontrar as provas de que necessita para tal. Mas, é sempre uma questão de tempo e vontade, porque “Nenhuma ovelha das que o Pai me confiou se perderá”.

O espiritismo veio para auxiliar o progresso moral da humanidade, com princípios baseados em fatos naturais, que levam o homem a adquirir a fé raciocinada, fruto da compreensão desses fatos.

Essa fé leva o homem a sentir-se, realmente, um filho de Deus, com capacidades e possibilidades de desenvolver-se até a perfeição possível, sob a proteção do Pai, de Jesus e dos Espíritos, que já evoluíram mais e trabalham em benefício dos irmãos mais atrasados, na escala evolutiva, mas sempre em progressão constante.

Não mais a fé cega que impede o homem de fazer uso dos seus raciocínios e do seu livre-arbítrio, dados por Deus, mas a fé, fruto do seu esforço em seguir, compreendendo o porquê, o como e o para quê vivenciar cada ensino de Jesus.

 

(1) Pires, J.Herculano, Agonia da Religiões, cap. III, pág.27, ed. Paidéia, 2ª e. 1984.

(2) O Evangelho segundo o Espiritismo, cap XVII, item 4, 3º§, já citado no estudo 161

 

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Fevereiro/2016

 
Bibliografia:
CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett