Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  A fé que transporta montanhas   |  Capítulo XIX: ITENS 1, 4 e 5   |  12/01/2016
PODER DA FÉ

176 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XIX: A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

ITEM 1, 4 e 5: PODER DA FÉ

 

Sendo a fé, de maneira geral, confiança em si mesmo, nas suas capacidades intelectuais e físicas, ela pode ser confundida com presunção.

Segundo o dicionário Houaiss, presunção é o julgamento baseado em indícios, aparências, que se tem por verdadeira. É também, “opinião demasiado boa e lisonjeira sobre si mesmo.” “Demonstração pública dessa opinião; imodéstia, pretensão, vaidade.” “Confiança excessiva em si mesmo.”

Quando Allan Kardec chama a atenção sobre o confundir-se fé com presunção, ele quer demonstrar a diferença entre a fé em si, nas suas capacidades humanas e a fé religiosa, cuja confiança em si vem dos conhecimentos relativos a Deus, “Inteligência suprema do universo, causa primária de todas as coisas”.

O homem de fé nas suas capacidades intelectuais e físicas dedica-se aos seus empreendimentos com fé em si mesmo, joga-se no trabalho, escolhe os meios para atingir seus fins, canaliza todas as suas energias em direção aos seus objetivos, e tem muita  chance de realizar seus sonhos e projetos.

Essa fé em si mesmo, estimula o orgulho, o desprezo aos demais, a arrogância, a vaidade, e, muitas vezes, a crueldade, de quem vê somente suas metas, não se importando com as dificuldades e os prejuízos que pode causar a poucos ou muitos. Graves e dolorosas consequências sofrerão os que assim agem.

“A presunção é menos fé do que orgulho.”

A fé, que remove as montanhas das imperfeições humanas, que estimula o amor a Deus e ao próximo, que dá, aqui mesmo, na Terra, prazeres e alegrias insubstituíveis, é a que confia em Deus, acima da confiança que tem em si, porque sabe que tudo vem d’Ele.

Assim, a confiança nas suas capacidades espirituais vem da confiança que deposita no Ser Supremo e nas Suas leis físicas e morais.

 Por isso, desenvolve a humildade, que o leva a considerar-se igual a todos nas possibilidades, não se colocando acima de ninguém, porque sabe que todos são filhos de um mesmo Pai, em processo evolutivo.

Na passagem evangélica, registrada por Mateus, XVII: 14 a19, sobre a cura de um jovem lunático, é ressaltado o poder da fé em Deus, nas Suas leis, na ação de beneficiar os que sofrem, através da ação magnética, nas curas de doenças materiais e nos casos de obsessão.

O magnetismo, energia modificada do fluido cósmico universal, como denominou Kardec à matéria elementar primitiva, irradia-se do homem, podendo ocasionar alterações em células materiais, ocasionando melhorias e curas de doenças em si mesmo e em outras pessoas.

Quando essa ação vem de alguém, que se esforça por viver segundo os ensinos de Jesus, com sólida fé em Deus, no auxílio de Espíritos mais elevados, que trazem os fluidos espirituais para aliar-se aos seus, orgânicos, pode operar os fenômenos de cura e de outra natureza, para os quais o espiritismo veio demonstrar serem consequências de uma lei natural.  

O passe espírita e as curas chamadas espirituais baseiam-se nessa disposição natural do homem, unida com os fluidos espirituais trazidos pelos Espíritos mais elevados. São esses que manipulam os fluidos orgânicos dos médiuns com os fluidos espirituais. (*)

Quando Jesus disse aos seus discípulos, que lhe perguntaram porque eles não conseguiram libertar o jovem lunático da obsessão: “Por causa da vossa pouca fé”, estava se referindo ao poder da fé nas ações do Espírito imortal, onde estiver.

Eles estavam com Jesus, conviviam com ele, recebiam mais esclarecimentos do que os dados aos demais, no entanto, ainda não possuíam a fé necessária para remover obstáculos mais difíceis, o que aconteceu mais tarde.

Jesus libertou o lunático pela simples imposição amorosa de suas mãos, abençoando-o e liberou o obsessor de sua má ação, que deve ter sido amparado pelos Espíritos protetores dos homens na Terra.

 
Bibliografia:

(*) Para maiores esclarecimentos, ver em A Gênese, cap. XIII, XIV e em O Livro dos Médiuns, 2ª Parte, cap.XIV, Dos Médiuns: itens 159, 175 e 176, ambos editados pela Edicel, em 1978.

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Janeiro/2016

 

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett