Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Muitos os chamados e poucos os escolhidos   |  Capítulo XVIII : ITEM 7, 8 e 9   |  10/08/2015
OS QUE DIZEM: SENHOR, SENHOR!

171 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XVIII: MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS

ITENS 7, 8 E 9 - OS QUE DIZEM :  SENHOR,  SENHOR!

 

“Todo aquele, pois, que ouve minhas palavras, e as observa, será comparado ao homem sábio, que edificou a sua casa sobre a rocha. E veio a chuva, e transbordaram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

E todo o que ouve estas minhas palavras, e não as observa, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E veio a chuva, e transbordaram os rios, e assopraram os ventos, e combateram aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua ruína.” (Mateus, VII: 24 A 27 ), e semelhante em Lucas, VI: 46 a 49 )

“Aquele, pois, que quebrar um desses mínimos mandamentos, e que assim ensinar aos homens, será chamado muito pequeno no Reino dos Céus; mas, o que os guardar, e ensinar a guardá-los, será reputado grande no Reino dos Céus.” ( Mateus, V: 19 )

 

Nesta comparação de Jesus sobre quem aceita seus ensinos, e se esforça por vivenciá-los no seu viver cotidiano, ao homem prudente, que ergueu a sua casa sobre a rocha, exalta ele a necessidade do conhecimento, que leva à prudência, ao bom senso e a realizar tudo com segurança e proveito.

 

Aquele que ouve os ensinos de Jesus, e os aceita por hábito, confiando na sua autoridade, ou na de quem os transmite, pode não desenvolver uma fé firme como a casa construída na rocha, e às menores dificuldades da vida, se desequilibram, impedindo um enfrentamento seguro e a confiança em Deus e em suas leis. Deixam-se abater no desânimo, considerando-se vítimas de um destino cruel: “Por que eu?”

 

Aquele, ao contrário, que busca no estudo, o desenvolvimento de raciocínios que o levam a buscar as causas e as finalidades de tudo o que acontece, adquire uma fé sólida, que tempestade nenhuma, física ou moral, pode destruir.

 

 Esse vê nas dificuldades, obstáculos a serem enfrentados com conhecimento e fé, o primeiro obtido pelo estudo e reflexões durante a vida e o segundo como resultado desse conhecimento, na compreensão dos fatos e na aceitação de sua possibilidade de vencê-los.

 

Os ensinos de Jesus continuam, há mais de dois mil anos, desafiando os homens para seu entendimento, demonstrando ser possível suas aplicações hoje, com mais facilidades, pelo maior desenvolvimento intelectual e tecnológico, que tornam o mundo todo cada vez mais interdependente uns dos outros, indivíduos e nações, porque se constituem  no único caminho para tornar essa humanidade mais fraterna, mais solidária, mais justa, para todos.

 

Com mais clareza hoje do que ontem, percebe-se que não se pode mais se enganar a si e aos outros, com atitudes aparentes de sabedoria e bondade. Não basta dizer: Senhor, Senhor! Necessário transformar-se, interiormente, para poder irradiar, em qualquer lugar, em qualquer situação, com quaisquer pessoas, a fé nos ensinos de Jesus, não importando os rótulos acadêmicos, sociais e religiosos.

 

As palavras de Jesus continuam a ressoar porque são “a salvaguarda da vida celeste, mas também o penhor da paz, da tranquilidade e da estabilidade do homem entre as coisas terrenas. Eis porque todas as instituições humanas, políticas, sociais e religiosas, que se apoiarem nas suas palavras, serão estáveis como a casa construída sobre a pedra.”

 

Por isso, Jesus disse que, nos planos mais altos da espiritualidade, somente o que viver seus ensinos e ensinar outros a vivê-los, será considerado grande.

 

Ele trouxe a verdade e esta jamais será alterada. Ampliada no seu entendimento, sim, mas modificada, não. “Os homens as conservarão, porque nelas encontrarão a sua felicidade.”

 

 

 

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Agosto/2015

 
Bibliografia:
CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett