Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Sede Perfeitos   |  CAPÍTULO XVII   |  13/04/2015
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO

167 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XVII: SEDE PERFEITOS – INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO

 

O espiritismo ressalta a importância da ação do Espírito sobre o corpo físico. Todavia, demonstra também a influência inversa, como escreveu Kardec “O Espírito encarnado está sob a influência da matéria. O homem que supera essa influência, pela elevação e purificação de sua alma, aproxima-se dos Bons Espíritos, com os quais estará um dia. Aquele que se deixa dominar pelas más paixões e põe todas as suas alegrias na satisfação dos apetites grosseiros aproxima-se dos Espíritos impuros, dando predominância à natureza animal.”  “Pode-se comparar a ação da matéria grosseira do corpo sobre o Espírito à de uma água lodosa, que tira a liberdade de movimentos do corpo nela mergulhado."(1)

 

Assim, sofre o homem a influência de duas naturezas diversas; a do Espírito e a do corpo físico. Ambos estão intimamente ligados, sendo afetados um pelo outro, durante a encarnação.

 

Desde o início do processo evolutivo do princípio espiritual, junto ao princípio material, para que ambos se desenvolvessem, existe a constatação dessa influencia recíproca.

 

Quando esse princípio espiritual se torna Espírito, encarnando-se em corpos muito mais evoluídos que os anteriores, a influência do Espírito vai se tornando mais forte, pelo desenvolvimento da inteligência, do uso do livre arbítrio, levando-o a uma sensibilidade que é “a capacidade de perceber as conexões entre o mundo interior e o exterior.” (2)

               

O corpo físico está ligado à matéria, constituído de elementos materiais da Terra e é hoje o resultado de um longo processo de evolução, mas constituído, basicamente dos quatro elementos minerais: oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio, que retornam à natureza, após a morte do corpo.

 

Ele tem aptidões para suas funções, sendo a principal proporcionar a vida orgânica e preservá-la, sem a qual o Espírito não pode viver na Terra. Essas qualidades, esses atributos geram necessidades, que têm de ser satisfeitas para que ele possa cumprir suas funções em relação à alma.

 

O Espírito, ser imaterial, imortal, também resultado de um longo processo evolutivo, juntamente com a matéria, é impulsionado a desenvolver todo o seu potencial intelectual e moral, pela lei do progresso.

 

Enquanto o corpo tende a satisfazer-se, a alma (Espírito encarnado), como ser inteligente e moral, tem de desenvolver-se, completar-se, educar-se de dentro para fora, através da sua inteligência, do seu livre-arbítrio, da sua sensibilidade, usando todos os recursos e as experiências que a Terra  proporciona.

 

O corpo é, pois, um instrumento para a evolução do Espírito. Oferece as condições para ele manifestar-se, expressar-se, agir, durante sua existência.

 

E enquanto a existência durar, ambos devem viver em equilíbrio, ajudando-se, mutuamente, sem conflitos ou desequilíbrios, sob o comando do Espírito.

 

Georges, Espírito Protetor, que deu a mensagem, explica a necessidade que o homem tem de cuidar do corpo, visto que, conforme seu estado de doença ou saúde, a alma sente-se mais livre ou menos prisioneira, para agir. Então quanto mais saudável estiver o corpo, muito melhor para o ser espiritual.

 

Apresenta, então, a seguinte questão: Ambos, com necessidades e aptidões diferentes, mas em bom estado, que devem fazer para manter o equilíbrio entre suas tão diferentes aptidões e necessidades?

 

Afirma existir dois sistemas; “o dos ascetas, que desejam abater o corpo, e o dos materialistas, que querem diminuir a alma.”, tornando o corpo a realidade única ou a mais importante. Considera ambos, violências insensatas.

 

Cita , ao lado dos dois, “a multidão de indiferentes, que, sem convicção nem paixão, amam com tibieza e gozam com parcimônia.”

 

E ele pergunta e responde: “Onde, pois, a sabedoria? Onde, pois, a ciência do viver? Em parte alguma. E esse grande problema ficaria inteiramente por resolver se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, para demonstrar-lhes as relações existentes entre corpo e a alma, e dizer-lhes que, desde que são reciprocamente necessários, é indispensável cuidar de ambos.”

 

Assim, considerando a importância do corpo para o progresso do Espírito, devemos cuidar das suas necessidades, tendo sempre a concepção de que ele é um instrumento de evolução para o Espírito imortal; portanto, não lhe dar uma valorização que o coloque acima do Ser Espiritual, nem desprezá-lo, culpando-o das suas fraquezas e imperfeições.

 

Mantê-lo o melhor possível, para que ele possa oferecer boas condições de trabalho material e espiritual que cabe ao Espírito, através dele.

 

O mundo de hoje não precisa de ascetas e eremitas, castigando-se, física e moralmente, para elevar-se ao Pai; não precisa dos materialistas que endeusam o corpo, colocando-o como a causa do ser homem, nem dos indiferentes, que passam a vida sem vivê-la de forma consciente.

 

 Precisa de pessoas interessadas em seu progresso espiritual, no progresso de todos, a fim de que esta humanidade possa transformar-se, tornando a Terra um mundo melhor para todos.

 

E Georges termina, dizendo que o aperfeiçoamento do Espírito, que é a sua finalidade de viver em Terra, está, “inteiramente, nas reformas a que submeterdes o vosso Espírito. Dobrai-o, subjugai-o, humilhai-o, modificai-o: é esse o meio de o tornar mais dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição.”

 

Palavras duras, mas que se constituem na verdade do viver em um mundo de expiações e de provas, adequado a Espíritos rebeldes e difíceis de entenderem e atenderem às leis da moral divina, mas que têm de transcender-se, superar-se, para voos mais altos, porque para tal, fomos todos criados.

 

Assim, amemos e valorizemos nosso corpo: feio, bonito, disforme, sadio, enfermo, com defeitos físicos, cuidemos dele segundo as suas necessidades, para que ele possa, no estado e condição em que estiver, ser um bom instrumento para a evolução do Espírito imortal, que somos, cada um de nós.

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Abril/2015

 
Bibliografia:

Bibliografia:

1- Allan Kardec, O Livro dos Espíritos:  Introdução, VI, 24§ e após a resposta 368-a, respectivamente .

2- Espírito Hammed : A Imensidão dos Sentidos, pag. 30, ed. Boa Nova, Catanduva, 2ª edição.


       
CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.                                                        

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett