Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Livro dos Espíritos  |  Livro Segundo: Mundo Espírita ou dos Espíritos     |  09/06/2014
ORIGEM E NATUREZA DOS ESPÍRITOS – 76 A 83
Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade (Segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec).

 LIVRO SEGUNDO
“MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS”

CAPÍTULO I – DOS ESPÍRITOS
  

   QUESTÕES DE 76 A 131

I – Origem e Natureza dos Espíritos – 76 A 83

II – Mundo Normal e Primitivo – 84 A 87

III – Forma e Ubiquidade dos Espíritos – 88 A 92ª

IV – Perispírito – 93 A 95

V – Diferentes ordens dos Espíritos – 96 A 99

VI – Escala Espírita – 100 A 113

VII – Progressão dos Espíritos – 114 A 127

VIII - Anjos e Demônios – 128 A 131
 

Ensinam os mentores da Codificação que o Espírito, na condição de Princípio Inteligente individualizado é incorpóreo, constituído de matéria quintessência e sua forma é indefinida, ambos os detalhes sem analogia ao momento atual do conhecimento. Pode ser descrito como uma chama, um clarão, uma centelha.

Vejamos:

 O termo imaterial não é apropriado, sendo como está grafado – incorpóreo – o mais correto porque sendo criação deve ser alguma coisa.

Sem atentar para essa diferença muitos negam a possibilidade de comunicação dos Espíritos, pois, se são imateriais não podem atuar sobre a matéria.

Espírito não é um ponto de abstração, vago, indefinido; é um ser limitado, circunscrito ao qual só falta ser visível e palpável, para se assemelhar aos humanos. A exteriorização fluídica de seu corpo não é empecilho para que atue sobre a matéria.

Fala-se em matéria quintessenciada (quinta essência), palavra surgida entre os gregos para conceituar tudo quanto fosse constituído de matéria diferenciada daquela conhecida pelos seus quatro estados: água – terra - fogo e ar. Tudo quanto se afastasse dessa realidade, desses estados, era quintessenciado, isto é, matéria que não se consegue entender ou interpretar, tão sutil e eterizada que os sentidos do homem não conseguem apreender. Significa o que há de principal, de mais alto grau, essencial, plenitude.

Com todas as diferenças e variantes conhecidas para a matéria, observa-se ainda o desconhecimento do significado real dessa palavra.  Seu conceito é essencialmente místico, religioso, impeditivos para compreensão de como a matéria pode fazer parte do Espírito e dos fenômenos naturais que produz como, por exemplo, sentimentos de alegria, dor, prazer, angústia, etc.

“... Um povo de cegos não teria palavras para exprimir a luz e seus efeitos. O cego de nascença julga ter todas as percepções pelo ouvido, olfato, paladar e tato; não compreende as ideias que lhe seriam dadas pelo sentido que lhe falta. Da mesma maneira, no tocante à essência dos seres super-humanos, somos verdadeiros cegos. Não podemos defini-los, a não ser por meio de comparações sempre imperfeitas ou por esforço de imaginação.”

Ainda: quanto a dizer que o Espírito é uma chama, uma centelha, isto é aplicável ao Espírito propriamente dito como Princípio Intelectual e Moral ao qual não se poderia atribuir. Qualquer, entretanto, que seja o grau em que se encontre, o Espírito estará sempre revestido de um envoltório ou (períspirito), cuja natureza eteriza à medida que ele, Espírito, se depura. Por consequência, se eleva na hierarquia espiritual.

Por limitação de compreensão, ainda a ideia de forma é inseparável da de Espírito, de modo que fica difícil conceber uma sem outra.

Em síntese, formam eles a população invisível da Terra. De alguma forma é o reflexo do mundo corporal. Encontram-se neles os mesmos vícios, as mesmas virtudes. Há sábios, ignorantes em todos os graus. Cada um fala segundo suas ideias; o que dizem, por isso, são opiniões pessoais, salientando que é necessário cuidado para não se acreditar cegamente tudo quanto dizem.

Concluindo, por Espírito, deve-se entender a Alma revestida de seu envoltório fluídico que tem a forma do corpo físico (humano) e participa da Imortalidade que lhe é inseparável.
        
         
 Leda Marques Bighetti 
 Junho/2014
 
Bibliografia:
   Para aprofundamento, encontraremos bibliografia em “A Gênese” – cap. X e XI: “Deus na natureza” – Camille Flammarion II; “Revista Espírita” ano 1866 pag. 67-71 a 77; 1861 – pag. 45 e 1868 pag. 166 – 1859 pag. 80; “Evolução em Dois Mundos” cap 1; “Mecanismos da Mediunidade” cap III, ambos de André Luiz e “O Livro dos Médiuns” itens 75-77 e 98. Também no livro Educação Mediúnica – Teoria e Prática - vol 1 - Ribeirão Preto: BELE, 2005 de Leda Marques Bighetti. Para enriquecimento do tema remetemos ainda a: Gabriel Delanne – Evolução Anímica, Hermínio C. Miranda – A Memória e o Tempo, além dos citados ou transcritos no texto.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett