Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Servir a Deus e a Mamom   |  Capitulo XVI   |  17/03/2014
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: EMPREGO DA FORTUNA - ITEM 11
154 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC
CAPÍTULO XVI :  SERVIR  A  DEUS  E  A  MAMON
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS : EMPREGO DA FORTUNA, ITEM 11

Cheverus, o autor, dirige-se, com ênfase, aos que são dominados pelo amor ao ouro, ao dinheiro, aos bens materiais, aos que os têm como meta do seu viver, tudo fazendo para obtê-los e mantê-los,  custe o que custar, destacando a frase de Jesus: “Não podeis servir a Deus e a Mamon “.

Conclama os que assim se sentem, na ilusão de que as riquezas os elevam cima dos outros, proporcionando todos os prazeres materiais na satisfação de suas paixões, a lutarem contra esse jugo que os esmaga, porque um dia serão chamados a prestar contas dos bens que obtiveram, no uso que deram a eles.

Penso então nas pessoas que, se sentindo excluídas de muitos dos prazeres e bens da Terra, pelas condições deficitárias dos ambientes em que vivem, considerando que a causa de tudo isso é a falta de dinheiro, enveredam para o roubo, para os assaltos à mão armada, provocando, muitas vezes, a morte dos assaltados, sem que houvesse essa intenção, terminando por penetrar no mundo dos criminosos. 

Seriam pessoas diferentes, apesar das dificuldades e das imperfeições, se tivessem sido mais amparadas na infância e se tivessem conhecido os ensinos de Jesus, crescidos nesse estudo, que os fortaleceriam para as lutas da vida, levando-os ao ideal do estudo, do trabalho, descobrindo outros prazeres, que elevam o homem, distanciando-se cada vez mais do domínio dos instintos animalescos, das ilusões dos valores materiais...

Se os homens que detém o poder do dinheiro e das posições sociais, econômicas, políticas, soubessem empregar melhor os bens da Terra em benefício geral, a violência de toda espécie, em todas as camadas sociais, seria, senão eliminada, pelo menos muito diminuída.

Por isso, esta mensagem sobre o emprego da fortuna é bastante atual. O autor escreve que o melhor emprego da fortuna, sua melhor aplicação está a máxima de Jesus: “Amai-vos uns aos outros.” E nessa fortuna, repetimos, podemos incluir todos os talentos que os homens possuem, materiais e espirituais.

Todos os bens, materiais e espirituais, sendo usados de acordo com essa máxima, irão promover o crescimento material e espiritual dos homens na Terra, porque contribuirão para colocar todas as crianças em escolas, para dar trabalho para todos, de acordo com as capacidades de cada um, boa assistência para a saúde, boas condições de moradia, de lazer, favorecendo um viver com dignidade a todos, embora continuem uns tendo mais do que outros, devido aos interesses e capacidades intelectuais diversos.

O autor conclama os ricos a distribuir o seu supérfluo em benefício de quem pouco ou nada possui, preparando-se para dar até do seu necessário, visto que muito do seu necessário é também supérfluo.

Mas, recomenda: “...dá com sabedoria. Não repilas o pranto, com medo de seres enganado , mas vai à origem do mal; ajuda primeiro; informa-te depois, para ver se o trabalho, os conselhos, a afeição mesmo, não seriam mais eficazes do que a tua esmola. Difunde ao teu redor, com a abastança, o amor ao trabalho, o amor do próximo, o amor de Deus. Põe a tua riqueza sobre uma base segura e que te garantirá grandes lucros: a das boas obras. A riqueza da inteligência deve servir-te como a do ouro: difunde em teu redor os benefícios da instrução, distribui aos teus irmãos os tesouros do amor, que eles frutificarão. ”   

Como vemos, usar bem da riqueza não é distribuir seus bens e ficar também pobre. Não é dar, simplesmente; é satisfazer as necessidades emergenciais, mas empregar recursos para sanar as causas do mal. Não é ficar só alimentando e vestindo os pobres, mas auxiliar suas crianças na aquisição de qualificações para um trabalho digno, auxiliar os trabalhadores a fazerem cursos de reciclagem, melhorando seu desempenho, aumentar a produção, aumentando o número de empregos, etc. 
 
Para isso, é necessário que todos reflitam sobre as injustiças sociais, produtos dos próprios homens, usem do que possuem, bens materiais e espirituais, em benefício de si, de sua família, mas, também de todos os que lhes são próximos.

Enquanto isso não acontece, cabe a quem já se sente incomodado pelo desamor e pela violência entre os homens, fazer a sua parte, da melhor maneira possível, usando de caridade para com todos.

                 Leda de Almeida Rezende Ebner
Março 2014

 
Bibliografia:
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett