Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Efemérides Espíritas
voltar Imprimir
A Morte de Allan Kardec
Data: 31/03/1869

            Nesta matéria nos ateremos ao que biógrafos e pesquisadores relatam a respeito do tema. Vejamos:

     1 – Henri Sausse –“ Hippolyte Léon Denizard Rivail – Allan Kardec – faleceu em Paris, rua e passagem Sant´Ana 59 em 31 de março de 1869, na idade de sessenta e cinco anos, sucumbindo da ruptura de um aneurisma”.

     2 -  André Moreil –“E, então, na manhã de 31 de março de 1869, o coração de Hippolyte Léon Denizard Rivail – Allan Kardec -  detém –se para sempre, em consequência da ruptura de um aneurisma”.

     3 – A Revista Grandes Líderes da História entre outros detalhes sobre a primeira crise cardíaca de Allan Kardec e os cuidados que recebera de seu grande amigo, o doutor Demeure nessa época com setenta e um anos. Desencarnado, continuava a orientar o amigo, cuidados narrados em “O Céu e o Inferno”. Prescrevia-lhe, junto a vários cuidados, que não se excedesse nos trabalhos que dinamizava. Allan Kardec aceita e a partir de 1865, passa a dividir com secretários e auxiliares toda tarefa a que se atinha. Apesar desses cuidados, vez por outra, caia doente, situação que se prolonga até marco de 1869. A Revista Espírita de abril (1869) que chega às bancas após sua morte, trazia comunicação de que a partir de primeiro de abril, escritório, assinaturas, expedição e tudo quanto se relacionasse à Revista ou difusão doutrinária, estaria transferida de sua casa para a sede da Livraria na Rua Lile 7. Ele também estava de mudança para Avenue e Villa Ségur nº 39. Enquanto encaixotava suas coisas na sua casa da Rue Sant-Anne recebe a visita de um empregado da Livraria e ao atendê-lo cai fulminado, vítima da ruptura de um aneurisma. O rapaz tentou reergue-lo, mas em vão, o corpo estava morto.

            Segundo seu amigo, E. Muller, em meio a caixas, embalagens de mudança, Amélie sentada olhava docemente ao corpo coberto com branca manta e estendido sobre um colchão ali no chão, consolada pelos amigos que chegavam.

     4 – No livro “Allan Kardec – Análise de Documentos Biográficos” de Jorge Damas Martins e Stênio Monteiro de Barros, há a cópia da certidão de óbito, a que remetemos os que desejarem conhecer. Há, inclusive uma nota que nos é importante conhecer: “ Dificilmente a causa da morte de Allan Kardec teria sido por aneurisma como se tem dito, chegando-se a especificar que teria sido da aorta descendente. A constatação de morte por aneurisma, na época se daria apenas através da necropsia, e não consta que os despojos tenham sido submetidos a esse exame.

            O Sr. Muller diz: ‘ Ele se curvou sobre si mesmo, sem proferir uma única palavra – estava morto”.

            “Acrescida desta descrição, tudo nos leva a crer que tenha ocorrido uma parada cardíaca após um infarto fulminante do miocárdio. Demais, é manifesto pelas orientações médicas, que Allan Kardec era cardíaco.

     5 -  Dos arquivos de Canutto de Abreu, publicado por Wantuil /Thiesen   p.112/113 há uma carta de Allan Kardec a seu amigo Sr. Jundermuhleonde consta: “Desde o dia 31 de janeiro (1865) fui acometido de um reumatismo interno que se estendeu ao coração e aos pulmões”. Esta é a descrição de uma insuficiência cardíaca congênita.

     6 – A Revista Espírita de 1865, pág. 83/84; maio 1866 pág. 153 a 155; Obras Póstumas pág. 281; 282; 286;289;; 290, falam de pressentimentos que Allan Kardec tinha que sua vida não seria longa. Teria tempo hábil para cumprir sua missão, estimando-se que isso se processaria em torno de mais ou menos dez anos. Estamos em 1860. Sua morte ocorrerá em fins de março de 1869. Documentos encontrados após seu passamento, em nenhum há qualquer alusão a que a obra da Codificação teria ficado inacabada.

Os despojos de seu corpo, inicialmente foram sepultados em 2 de abril de 1869 no Cemitério de Montmartre e em 31 de março de 1870 transferidos para o Père - Lachaise. No frontispício do dolmen, a frase: “Nascer, viver, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a Lei”.

As referências transcritas e citadas, para aqueles que se interessarem, uma vez que há inúmeros detalhes aqui não abordados e altamente interessante fazem-se constar em:

“O que é o Espiritismo”; –“ Obras Póstumas” -2º parte; –“ Revista Espírita” 1865 – 1860; -“ Allan Kardec – Análise de Documentos Biográficos” de Martins, J D. e Barros, S M; - “Vida e Obra de Allan Kardec” de Moreil A; - “Revista Grandes Líderes da História” – Allan Kardec.

Leda Marques Bighetti – Março/2018

 
 Efemérides Espíritas
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
   
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett