Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Efemérides Espíritas
voltar Imprimir
Primeira Edição de “A Gênese”
Data: 06/01/1868

                                      “A Gênese”

              Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo

                                            Por

                                     Allan Kardec

                              (Autor de “O Livro dos Espíritos”)

                                 (1º vol. In-12, de 500 páginas)

                     

     Nosso estudo se inicia para que apreciemos, mais uma vez, o Professor sendo extremamente didático, quando ao apresentar o livro, escreve:

                    “A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo

                                   e concordante dos Espíritos.

                       A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo

                                    com as leis da Natureza.

                       Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade

                                    das leis e não pela ab-rogação delas.

                       Para Deus, o passado e o futuro são o presente”.

 

     Em 9 de setembro de 1867, quatro meses antes do livro estar pronto, Allan Kardec dá notícias dele dizendo que precisa apressar-lhe o quanto possível sua publicação, dar-lhe toda amplitude desejável, nada podendo desprezar quer na ordem material ou espiritual.

     “Pessoalmente, estou satisfeito com o trabalho, mas a minha opinião pouco vale, a par da satisfação daqueles a quem ela transformará. O que, sobretudo, me alegra são as consequências que produzirá sobre as massas, tanto no espaço como na Terra.

     Pergunta – Se nenhum contratempo sobrevier, a obra poderá aparecer em dezembro?

     Resposta – Não prevejo dificuldades intransponíveis. A tua saúde seria a principal: por isso é que te aconselhamos incessantemente que não te descuides dela. Quanto a obstáculos exteriores, nenhum pressinto de natureza séria.   Dr. D...

     Gênese quer dizer “criação”, formação dos seres desde uma origem e desenvolvimento; geração; formação.

     Em muitos trechos “A Gênese” de Allan Kardec, lembra trechos de outras obras suas como se estivesse ali um resumo a relembrar pontos doutrinários especiais; repete conceitos visando reafirmá-los. Estudioso da Química e Biologia insiste nas duas forças que regem o Universo, nesse tempo totalmente desconsideradas:  o elemento espiritual e o elemento material componentes do todo e, da ação simultânea desses dois princípios nascem os fenômenos especiais que se tornam, por esse entender, naturalmente explicáveis, inclusive ressaltando entre os vários elementos a importância, maior, diríamos assim, que dá ao oxigênio e hidrogênio. Refuta indignado, as manifestações dos Espíritos como fenômenos sobrenaturais, identificando aí a Ciência e a Filosofia.  Ao revelar o mundo invisível no meio do qual vivíamos sem suspeitar, apresenta as leis que regem essa realidade, as relações com o mundo visível, a natureza e o estado dos seres que o habitam e, por decorrência, o destino do homem após a morte do corpo físico. Relaciona, enfim, com precisão, clareza e espírito didático as revelações básicas da Doutrina.   

     É o quinto e último livro que compõe “As Obras Básicas”.

      Consta na Revista Espirita 1868 que o livro estará à venda, após seis de janeiro na Livraria Internacional, 15 Boulevard Montmartre, Paris.

     – Um grosso volume in-12. –Preço: 3 fr. 50; pelo correio 4 fr. As despesas do correio para esta como para outras obras são as para França e Argélia. Para estrangeiros, os preços variam conforme o país, a saber..., e seguem os preços para as seguintes localidades: Bélgica, Itália, Inglaterra, Suíça, Espanha, Grécia, Constantinopla, Egito, Prússia, Baviera, Holanda, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Canárias, Guadalupe, Cayene, México Maurícia, China, Buenos Aires, Montevidéu, Brasil, Ducado de Baden, Peru e Áustria...

     No desenvolvimento da matéria, veremos abordagem de ordem filosófica e conhecimentos como os da Criação do Universo, formação dos mundos, surgimento do Espírito. Estuda os milagres como fenômenos naturais cujos mecanismos de funcionamento são desconhecidos pela Ciência. Descreve os feitos extraordinários de Jesus explicando o que realmente teria acontecido. Mostra o processo espiritual e físico da Terra, astros, planetas que compõem o Universo segundo a visão científica de seu tempo. Reafirma que não existem mistérios e que uma obra, assim como as outras, resultante do ensino coletivo dos Espíritos.

     Em síntese, os temas são de interesse universal, abordados de forma lógica, racional, resultando na divisão de três partes:

          1ª – na Introdução explica apresentar complemento às obras que precederam, com exceção de algumas teorias ainda hipotéticas; analisa o Caráter da Revelação Espírita em doze capítulos. Aliás, na Revista Espírita ano 1867, esse tema é aberto da página 261 a 285 em cinquenta e cinco itens que vale a pena serem estudados.

          2ª – aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos tidos como extraordinários, contidos no Evangelho usando três capítulos.

           3ª – enfoca as predições evangélicas, os sinais dos tempos, a geração nova que marcará um novo tempo com a prática da Justiça em mais três capítulos, todos tendo como base a imutabilidade das leis divinas. 

     Em 22 de fevereiro de 1868, em comunicação particular, Allan Kardec agradece ao Dr. Demeure os conselhos sobre modificações a serem elaboradas quando da reedição no livro “A Gênese” dizendo:

     “A venda, até aqui tão rápida, sem dúvida esfriará; foi um efeito de primeiro momento. Creio eu que a quarta e a quinta edições custarão mais a esgotar-se. Todavia, como é preciso certo tempo para revisão e reimpressão, cumpre que eu não esteja desprevenido. Poderias dizer-me de quanto tempo, mais ou menos, disponho para tratar disso?

     Resposta: - É um trabalho sério essa revisão e eu te aconselho que não tardes muito a começá-lo. Será melhor que o tenhas pronto antecipadamente, do que ficarem a tua espera. Contudo, não te apresses demais. Sem embargo da aparente contradição das minhas palavras, tu, de certo, me compreendes. Põe-te desde já a trabalhar, porém, não lhe consagres excessivo tempo. Faze-o com o devido vagar; as ideias se te apresentarão mais claras e o teu corpo lucrará, fatigando-se menos.

     Deves, entretanto, contar com um esgotamento rápido dos volumes. Quando nós te dizíamos que esse livro seria um grande êxito entre aos que tens tido, referíamo-nos simultaneamente a êxito filosófico e material. Como vês, eram justas as nossas previsões. Importa estejas pronto para qualquer momento; as coisas se passarão com maior rapidez do que supões.”

     Curiosidade: Na Revista de 1867 há um aviso assinado por Allan Kardec, no qual face ao número sem conta de cartas que recebia, as que estivessem sem assinatura, sem endereço e o nome fosse desconhecido “...elas nem mesmo serão lidas e a pessoa encarregada da correspondência as porá de lado, bem como aquelas que forem cercadas de mistério ou não consideradas bastante sérias” ... 

     Na Revista de fevereiro de 1868, página 054 há matéria assinada por São Luís, datada de 18 de dezembro de 1867, com o título de “Apreciação da Obra Sobre A Gênese” em que tece comentários importantíssimos aos quais destacamos:

     “O Espiritismo atualmente entra em uma nova fase. Ao atributo Consolador, alia o de instrutor e diretor do Espírito, em Ciência e em Filosofia, como em Moralidade. A Caridade, sua base inabalável, dele fez o laço das almas ternas; a ciência, a solidariedade, a progressão, os espíritos liberais dele farão o traço de união das almas fortes.

     “Um livro escrito sobre esta matéria deve, em consequência, interessar a todos os Espíritos sérios. Por esse livro, como vos disse, O Espiritismo entra numa nova fase e esta preparará as vias da fase que se abrirá mais tarde, porque cada coisa deve vir a seu tempo. Antecipar o momento propício é tão nocivo quanto deixa-lo escapar”.

Leda Marques Bighetti – Janeiro/2018

 
 Efemérides Espíritas
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
   
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett